Diferenças e Semelhanças entre Taylor e Fayol
Por: 548230 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 905 Palavras (4 Páginas) • 2.031 Visualizações
1- Identifique as diferenças e pontos comuns entre a teoria de Taylor e de Fayol
O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos, dessa forma visava-se alcançar maior produtividade e, de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Taylor concluiu que a baixa produtividade do trabalho, que chegava a um terço do que seria normal, decorre não apenas do operário, mas também de um sistema defeituoso de administração aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
Taylor inúmera as bases da administração
- O estudo do tempo e padrões de produção
- A supervisão funcional
- A padronização de ferramentas instrumentos
- Planejamento de tarefas e cargos
- O principio da exceção
- A utilização de instrumentos para economizar tempo
- Fichas de instrução de serviços
- A ideia de tarefas, associada a prêmios de produção.
- Um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matéria prima etc.)
- Um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.
A ideia de Taylor era a de eliminar os desperdícios do esforço humano, substituindo esforços inúteis por outros mais eficazes, treinar os operários com vistas a maior especialização, de acordo com as tarefas e estabelecimentos de normas de atuação procurava melhorar a eficiência do operário e o rendimento da produção, permitindo maior remuneração.
Já os objetivos de Fayol e posto na estrutura de organização. A teoria clássica da administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na administração científica a abordagem era fundamental operacional (homem máquina).
Assim Fayol define o ato de administrar
- Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
- Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social.
- Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
- Coordenar: com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
- Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.
Segundo Fayol, a administração não se refere ao topo da organização: Existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas ao contrario, se distribuiu por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em administração, é questão de medida, de ponderação e bom senso. Os princípios que regulam uma empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidas.
Como podemos observar nos trechos citados acima, enquanto na administração cientifica a ênfase esta colocada na tarefa que realiza cada operário, na teoria clássica de Fayol a ênfase é posta na estrutura de organização.
No fundo o objetivo das duas correntes são os mesmos: maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalho e da empresa.
Exatamente como Taylor, Fayol procurou demostrar que, com previsões científicas e métodos adequados de gerencia, os resultados desejados podem ser alcançados.
Vê-se, pois que a divisão do trabalho é o elemento comum mais importante entre Fayol e Taylor, mas enquanto na administração científica a divisão do trabalho se processa ao nível do operário, fragmentando as tarefas, na administração clássica a preocupação com a divisão se opera ao nível do órgão que compõe a organização, isto é, os departamentos, divisões, sessões e unidades.
2 - No que compreende o modelo burocrático de organização e o que significa escassez de burocracia e excesso de burocracia?
Esse modelo consiste em um tipo de estrutura organizacional que surge na primeira metade do século XX com objetivo de alcançar a máxima eficiência através da racionalidade, ou seja, da escolha dos processos mais eficientes para de alcançar os objetivos pretendidos. É também conhecido como modelo mecânico de organização, pois trata a organização como um sistema fechado, previsível, livre de influências ambientais.
...