Direito Empresarial: Mercado de Capitais a Bovespa
Por: michelle2901 • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 678 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
Nas perdas em mercado de capitais a Bovespa é a que mais deve cair pelas previsões até o momento. Você concorda? Argumente a sua resposta
Concordo, a Bolsa chegou a registrar perda de R$ 1,7 trilhão, todas as estimativas causadas pelo impacto do Covid-19 na economia vêm realmente se concretizando. Essa semana, quando surgiu uma esperança contra essa pandemia com tratamento antiviral, a Ibovespa teve uma leve alta o que, no Brasil, chegou a subir acima dos 2% em suas primeiras horas de ação.
- O que se pode concluir quando observamos o comportamento da curva epidemiológica?
Políticas de contenção achatam a curva epidemiológica, mas acentuam a curva de recessão. Caso a pandemia não seja controlada, isso acarretará numa curva econômica curta e acentuada. Ou seja, é preciso o desligamento da economia (fechamento temporário dos comércios) para diminuir o contágio, contudo, também é necessário uma política elaborada para garantir a proteção econômica enquanto tudo isso acontece, para que futuramente, as pessoas possam retornar a seus empregos.
- Como deve se comportar a demanda de bens duráveis, não dúráveis e os serviços no Brasil?
Considera-se que no curto prazo o aumento de consumo deva ser de bens não duráveis, como: alimentos, produtos básicos, medicamentos e produtos de higiene. Já os bens duráveis e semiduráveis, como: roupas, eletrônicos e móveis devem ter suas compras adiadas, o que fará com que esse percentual diminua. Como a maioria das empresas estão adotando o sistema de home office, os serviços e as aquisições feitas pelas pessoas por impulsos também tendem a sofrerem baixas em seu percentual.
- Como se encontra o sistema financeiro do Brasil segunda a pesquisa? Você entende que ele está solvente?
Os riscos de falências dos bancos são muito pequenos comparados a baixa alavancagem que mostra o presente estudo. Ou seja, os índices do mercado financeiro e o acordo de Basileia no Brasil estão muito bem conforme os índices apresentados.
- Como vem atuando a autoridade monetária nas principais medidas? Como você vê o efeito disto sobre as empresas? Argumente.
Para evitar disfuncionalidades e assegurar a confiança nos mercados, as medidas do BC visam a:
- Manter o sistema bancário líquido e estável, para fazer frente aos desafios que se apresentam;
- Garantir um sistema capitalizado, para que o canal de crédito continue a funcionar com normalidade;
- Oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise – monitorando os créditos que saírem do SF, com o intuito de evitar eventuais contágios;
- Garantir que o mercado de câmbio funcione com normalidade, sem disfuncionalidades de liquidez;
- Manter as condições monetárias estimulativas, para que o crédito sirva como canal de impulso ao crescimento, sem prejuízo ao objetivo de manter a inflação controlada.
Os principais efeitos sobre as empresas estão:
Primeiro Bloco de Medidas:
1. Compulsório + Indicador de liquidez de curto-prazo (LCR);
2. Dispensa os bancos e cooperativas de aumentarem o provisionamento no caso de repactuação, por 6 meses;
3. Redução do Adicional de Conservação de Capital Principal;
4. Retomada de operações de compra com compromisso de venda (repo) de títulos soberanos brasileiros denominados em dólar.
...