Disciplina: Administração de Empresas Burocracia
Por: raihana • 26/11/2016 • Monografia • 348 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Diego Goes 201412286
Jessica Pereira 201409221 1CCEN / 407D
Jose Anderson
Raihana Araujo 201401705
Disciplina: Administração de Empresas
Burocracia
A Burocracia nasce da necessidade de uma organização eficiente que se baseia em técnicas e fundamentos para prever qualquer imprevisto. Ela é regida por regras em uma especie de legislação própria, que define como a organização deve funcionar. Essas regras possuem um caráter exaustivo, pois buscam englobar o máximo de áreas possíveis, vale ressaltar que são racionais, visam alcançar objetivos previstos e legais, pois cedem a um agente da cargo superior, com uma autoridade de aplicar e exigir o seguimento das normas, são registradas para terem um valor legal e asseguram clareza os que devem segui-las. Neste tipo de organização, a cooperação, o respeito para com o outro, atribuições e os direitos de cada individuo devem ser conhecidas ao pé da letra.
As disfunções da burocracia se resumem basicamente em falhas imprevistas na organização. A necessidade de documentar toda mudança que ocorre na organização, leva ao excesso de formalismo, documentações e papelórios, que constituem em uma das principais consequências inesperadas. Seu sistema rigoroso de normas e a padronização objetiva, levam o funcionário a perda de flexibilidade e consequentemente gera conflitos com clientes e colegas de trabalho. A resistência às mudanças, e o trabalho rotineiro acabam impedindo totalmente a inovação e a criatividade para atender o cliente.
Podemos concluir que a burocracia age diretamente na eficiência organizacional de uma corporação, sendo dotada de um regulamento rigoroso de normas pré-estabelecidas visando melhores resultados produtivos. Por outro lado gera alguns problemas coesivos, como excesso de documentação, perda da flexibilidade e motivação dos funcionários, além de gera uma desintegração das relações interpessoais dos membros da organização. Portanto, essa desintegração leva a despersonalização do individuo, o que consequentemente leva a demostrações de autoridade por parte dos superiores.
...