Disciplina Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: carolinie07 • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.066 Palavras (13 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Caroline Cristina de Oliveira-R.A: 8982241477
Claudinei Silva-R.A: 9133256069
Josiane Moreira Pereira da Silva-R.A: 8520881301
Marinês Severo de Andrade-R.A: 8976190916
Rafael Cruz de Carvalho-R.A: 2731595797
PROINTER II
Projeto Interdisciplinar
Disciplina Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Professora Tutora Presencial: Bruna Oliveira
Hortolândia/SP
2014
Caroline Cristina de Oliveira-R.A: 8982441477
Claudinei Silva-R.A: 9133256069
Josiane Moreira Pereira da Silva R.A: 8520881301
Marinês Severo de Andrade-R.A: 8976190916
Rafael Cruz de Carvalho-R.A: 2731595797
Projeto Interdisciplinar apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial das Disciplinas Direito Empresarial, Tecnologias da Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, sob orientação da Professora Tutora EAD Bruna Oliveira
Hortolândia/SP
2014
Sumário
Introdução 3
Ensaio Acadêmico 4
Considerações Finais 12
Referências Bibliográficas 13
Introdução
Ao elaborarmos esse trabalho buscamos demonstrar a importância da aplicação correta das ferramentas de gestão e de um modelo de administração sustentável, pois esses se tronaram diferenciais competitivos entre as organizações.
No cenário atual, onde a informação trafega em uma velocidade imensurável, os clientes buscam informações referentes às empresas, alguns optam por pagar um valor agregado ao saber que determinada empresa possui responsabilidade social.
Como a legislação brasileira é falha, muitas empresas que não aderiram ao modelo sustentável, acabam por ser acobertadas pela lei, pois ocorrem inúmeros desastres ambientais a as empresas apenas pagam uma multa e o impacto causado no meio ambiente se torna imperceptível.
A análise desse problema acaba sendo feita por um ângulo errado, pois a empresa deveria além de ser autuado, poderia iniciar um programa de conscientização que busquem maneiras de reverter ou minimizar o impacto causado por sua irresponsabilidade.
Caso as empresas realizassem um planejamento, utilizassem das técnicas e ferramentas de gestão disponíveis, muitas dessas falhas seriam evitadas, mas muitas empresas não valorizam o planejamento por se tratar de algo maçante e detalhado.
A partir do momento em que as organizações compreenderem a importância da utilização correta dessas ferramentas, existe uma tendência natural que nos tornemos uma sociedade ecologicamente correta e sustentável.
Ensaio Acadêmico
A caldeiraria INOXEL trabalha com a fabricação de peças e equipamentos a partir da conformação de chapas metálicas de aço carbono, aço inoxidável e ligas de alumínio, no qual atende a demanda da economia nacional com produtos e serviços como: silos, moegas, filtros manga, tanques estacionários, chaminés e estruturas metálicas em geral, entretanto, sem uma avaliação dos danos causados ao meio ambiente.
Com o crescimento acelerado da tecnologia, abrangendo as atividades humanas e as vantagens que ela proporciona, surgem vários riscos que provocam efeitos nocivos à saúde, qualidade de vida e meio ambiente.
A responsabilidade e os custos derivados do descarte final dos produtos junto ao meio ambiente se tornou uma tendência mundial ao longo dos anos, onde foram desenvolvidos vários projetos mundiais como: tratado de Kyoto, ECO-92, Agenda 21, relatório de Brundtland, Carta da terra e MDM-Metas do Desenvolvimento do Milênio e Pacto Global, entre outros, com a finalidade de orientar as organizações à prática de uma gestão mais responsável e sustentável não deixando de interagir de forma ética e transparente com seu público - clientes, fornecedores, consumidores, acionistas e colaboradores – os quais se relacionam com a empresa para o desenvolvimento sustentável da organização e da sociedade em busca de benefícios para ambos.
Segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no uso das atribuições que lhe confere, resolve:
Artigo 1º: considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas, do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, diretamente ou indiretamente, afetam:
- A saúde, a segurança e o bem estar da população;
- As atividades sociais e econômicas;
- A biota;
- As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
- A qualidade dos recursos ambientais.
(Resolução CONAMA 001 de 23 de janeiro de 1986)
A partir desta resolução, a responsabilidade passa a ser compartilhada em toda cadeia de vida do produto, desde o desenvolvimento, obtenção de matérias primas, processo produtivo e o consumo até a disposição final, sendo não apenas responsabilidade do poder público, mas sim, exigindo envolvimento de toda a sociedade.
Desta maneira, notamos que os produtos e/ou atividades de uma caldeiraria podem interagir com o meio ambiente, como vemos na tabela a seguir:
Atividade/Produto/Serviço | Aspecto Ambiental (Causa) | Impacto Ambiental (Efeito) |
Manuseio de óleo | Vazamento de óleo dos recipientes | Contaminação da água e/ou solo |
Caldeira | Queima de combustível | Contaminação atmosférica |
Tratamento de efluentes | Geração de efluentes | Alteração da qualidade do corpo hídrico receptor |
Manuseio de substâncias químicas | Emissão de gases | Destruição da camada de ozônio |
Descarte de materiais | Degradações ao meio ambiente | Contaminação do solo |
...