DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
Por: 47022628 • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO: CEAD - COTIA
MARCELO DOS SANTOS MATOS - RA 8307762907
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER )
DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
TUTORA EAD: ADRIANA BARBOSA GONÇALVES
COTIA – SP.
2014
SUMÁRIO
1 – APRESENTAÇAO.......................................................................................................02
2 – HISTÓRIA DA EMPRESA..........................................................................................03
3 – PROCESSOS E ATIVIDADES...............................................................................04/05
4 – ANÁLISE SWOT.........................................................................................................06
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................07
6 –DESEMVOLVIMENTO.............................................................................................08/09
7 – ESTIMATIVA DE RETORNO.....................................................................................10
8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................11
9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................12
1-APRESENTAÇÃO:
A responsabilidade social e ambiental tem ganhado um destaque e relevância muito grande em nossa sociedade, em busca de qualidade de vida da população.
Por sua vez, as organizações, tem se conscientizado, que as medidas de proteção ambiental, é um caminho inevitável para a qualidade e melhoria de seus processos, atendendo assim as demandas e exigências dos futuros consumidores, em relação a conservação do meio ambiente.
As empresas tem sofrido pressão crescente para administrar melhor a questão ambiental e por este motivo verifica-se um movimento de implantação de SGAs (FRYXELLI; SZETO, 2002).
Diante desse quadro, as empresas que implantarem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de excelência, inclusive com obtenção de certificação ISO 14001, além da questão ambiental, poderão se beneficiar, trazendo importante vantagem competitiva na comercialização de seus produtos.
Com foco nessas demandas a Polipeças Comercial e importadora Ltda., localizada à Rua Scipião, 369 – São Paulo – SP, empresa comercial do segmento de auto peças, especializada em peças para motores diesel, discutirá através desse estudo, a viabilidade para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que permitirá uma atuação adequada à legislação ambiental vigente, bem como uma qualidade maior em seus processos, preservando os recursos naturais, e reduzindo os impactos ambientais.
2 – HISTORIA DA EMPRESA:
Polipeças Comercial e Importadora Ltda, foi fundada no ano de 1977. No principio, a atividade foi exclusivamente dedicada à importação de peças para motores diesel utilizados em grupos geradores e maquinas para terraplenagem de grande porte. | |
[pic 2] FACHADA DA EMPRESA. |
|
Em 2010 a Polipeças conquistou o premio “OSPARTS”, premiação concedida pela MWM para os distribuidores que se destacaram no período. Desde então, a Polipeças vem se destacando em seu segmento, contando hoje com mais de 10.000 itens em estoque, e fornecendo peças de qualidade, entendimento ágil e preciso e logística ajustada às necessidades dos clientes. Pela experiência adquirida durante todos esses anos, e a crescente demanda pela valorização do meio ambiente, e os recursos naturais, achamos possível a viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em nossa empresa.
|
3 – PROCESSOS E ATIVIDADES:
Nossos principais fornecedores são fabricantes de peças para motor diesel.. O pedido é realizado através de portal eletrônico via internet, e o fornecedor por sua vez, realiza o processo logístico até a entrega em nossa sede. As mercadorias são entregues em caixas de papelão, acomodadas em paletes de madeira. ( cerca de 100 paletes de madeira e 300 caixas mês ).Após o recebimento das mercadorias, elas são alocadas em prateleiras, e parte das caixas de papelão são reutilizadas e as demais são descartadas, bem como também há o descarte dos paletes, sem nenhum tipo de preocupação com reuso ou reciclagem.
Outra fonte de resido, são as peças que retornam em garantia, e são trocadas por peças novas, Essas peças geram cerca de 80 quilos de sucata a cada mês, sem nenhum tipo de separação ou reciclagem ( metais como: alumínio, aço, latão ), que podem perfeitamente ser coletados por uma empresa de reciclagem a ser contatada.
FLUXOGRAMA DOS PROCESSOS DA EMPRESA:
[pic 3]
No galpão onde se localiza o estoque da empresa, há um telhado grande, onde é possível desenvolver uma coleta da água da chuva e também captação de energia solar.
...