TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

9°) Explique os conceitos de elasticidade: unitária, elástica e inelástica.

• oferta unitária - a elasticidade-preço da oferta unitária (igual a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma variação de 1% na quantidade oferecida.

• oferta rígida - ocorre oferta rígida quando a uma variação de 1% no preço corresponde uma variação inferior a 1% na quantidade oferecida.

• oferta elástica - verifica-se uma situação de oferta elástica quando a uma variação de 1% no preço correspondente a uma variação superior a 1% na quantidade oferecida.

1. Demanda Elástica (Ed > 1)

Quando o resultado do coeficiente de elasticidade da demanda é maior que 1,

significa que uma mudança em termos percentuais do preço do bem provoca uma mudança em termos percentuais na quantidade demandada maior que a mudança de preço.

Por exemplo, suponhamos que o preço do iogurte tenha diminuído 10%, provocando uma elevação de 40% na quantidade demandada. Podemos calcular o coeficiente de elasticidade-preço como:

que, para este exemplo, resulta em

O resultado indica que o produto tem grande sensibilidade a variações do preço, já que a relação da variação percentual da quantidade demandada é quatro vezes maior que a variação percentual do preço que a ocasionou.

Então, quando temos o coeficiente de elasticidade da demanda Ed > 1, consideramos o bem com demanda elástica.

2. Demanda Inelástica (Ed < 1)

Quando o resultado do coeficiente de elasticidade da demanda é menor que 1,

significa que uma mudança em termos percentuais do preço do bem provoca uma mudança em termos percentuais na quantidade demandada menor que a mudança de preço.

Por exemplo, suponhamos que o preço do arroz tenha diminuído 10%, provocando uma elevação de 5% na quantidade demandada. Podemos calcular o coeficiente de elasticidade-preço como:

que, para este exemplo, resulta em

O resultado indica que o produto tem pouca sensibilidade a variações do preço, uma vez que a relação da variação percentual da quantidade demandada é menor que a variação percentual do preço que a ocasionou.

Então, quando temos o coeficiente de elasticidade da demanda Ed < 1, consideramos o bem com demanda inelástica.

3. Demanda com Elasticidade Unitária (Ed =1)

Quando o coeficiente de elasticidade da demanda é igual a 1,

significa que uma mudança em termos percentuais do preço do bem provoca uma mudança em termos percentuais na quantidade demandada igual à mudança de preço.

Por exemplo, suponhamos que o preço de um produto tenha diminuído 10%, provocando uma elevação de 10% na quantidade demandada. Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com