TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA VERDE

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA VERDE

Economia verde é definida como tudo que resulta em melhoria do bem-estar de todas as pessoas devido à preocupação com a igualdade social, com os riscos ambientais e com a extinção dos recursos naturais. Economia e meio ambiente devem se reconciliar e usar ferramentas da ciência econômica para chegar a soluções que proporcionam qualidade ambiental. Quando o assunto é questão ambiental, devemos focar quais são os incentivos corretos que levarão as pessoas a procurar práticas de conservação e, assim, reduzir a poluição, como: melhoria dos processos produtivos; aumento da eficiência e diminuição no uso de recursos naturais; diminuição de emissão de gases do efeito estufa; uso responsável da água e universalização do saneamento básico; aumento de fontes de energia limpa e renovável e recuperação dos ecossistemas.

Apesar disso tudo, se não houver uma interferência governamental nas atividades poluidoras ou desmatadoras, pois, poluição e desmatamento são atividades em que o custo social é maior que o privado, o resultado será uma poluição acima do que seria considerado ótimo, portanto, o Estado deve ter participação efetiva na utilização de instrumentos que induzem as pessoas ao comportamento social desejado, como impostos pesados para empresas poluidoras ou incentivos para implantação de tecnologias ambientalmente corretas, o que garantiria uma mudança de economia “marrom” para uma economia verde.

A conferência Rio-92 foi prioridade na gestão do presidente Fernando Collor de Mello que viu uma ótima oportunidade para chamar a atenção de todos para a questão ecológica. A Rio-92 mexeu com o pilar ambiental do desenvolvimento sustentável com a convenção do clima e da biodiversidade, dizendo que o meio ambiente precisava ser internalizado em todos os quadrantes, já que ele é indivisível, pois afeta a todos, isso consolidou o tema na pauta internacional. Apesar disso, a maioria das propostas levantadas na conferência não saiu do papel.

A Rio+20 veio para consolidar o que foi proposto pela Rio-92, apesar de ter ocorrido num cenário adverso, de tensões politicas e crise econômica, agravadas pela incapacidade de produzir nova ordem mais estável com visão no futuro. O Brasil tem um papel relevante na vida internacional no que diz respeito à área ambiental, pois é uma grande potência nesse termo.

A Rio+20 se caracteriza pela presença de eventos importantes paralelos a ela, o que deu prestigio a sua voz para encarar o desafio ecológico. Esses eventos asseguram a efetiva continuidade do significado do desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com