EMPRESA VEJA COMO SISTEMA
Projeto de pesquisa: EMPRESA VEJA COMO SISTEMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: licadobuteco • 16/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.850 Palavras (8 Páginas) • 254 Visualizações
INTRODUÇÃO
A disciplina Gestão Estratégica da Informação e da Tecnologia da Informação trata das questões ligadas à gestão da tecnologia e dos sistemas de informação no ambientes de negócios. Portanto, tem como propósito essencial amplificar a visão a respeito das possibilidades do uso destes instrumentos a serviço das empresas, ressaltando a convivência na mesma de dois tipos básicos de recursos:
de um lado, os recursos físicos que compõem a cadeia física de valor das organizações, composta de elementos tangíveis como as instalações, o maquinário, as matérias primas e todos os demais “objetos” que fazem parte do dia a dia da sua operação;
de outro lado, os recursos virtuais que compõem sua cadeia virtual de valor, como as informações residentes nos repositórios de dados e nos relatórios gerenciais, o “know-how” relacionado aos processos de produção, o conhecimento explícito associado às práticas de trabalho e representado por meio de normas, políticas e procedimentos, o conhecimento implícito residente na mente das pessoas, as marcas e patentes, a experiência acumulada a respeito das transações do negócio, os valores culturais e todos os demais elementos que compõem o “saber” da organização.
Assim, o assunto será tratado sob o seguinte enfoque: como os recursos da cadeia virtual de valor podem ser utilizados para aumentar a eficácia e a eficiência dos processos de negócio, habilitando a empresa a tornar-se mais competitiva e diferenciada no contexto onde atua?
A expressão agregação de valor significa, no contexto da disciplina, acréscimo de valor a um determinado bem, serviço ou processo, decorrente de um desempenho diferenciado a partir de métodos (formas de fazer) ou tecnologias específicas, resultando em maior eficácia ou eficiência.
Os termos eficácia e eficiência são usados no sentido a eles atribuído por Emery (1987 : 213):
Eficácia: grau em que uma ação leva a um resultado / impacto desejado;Eficiência: grau em que uma ação alcança objetivos quanto à minimização de custos / esforços, dentro de determinados requisitos (quanto à eficácia).
O desenvolvimento da matéria terá como propósito discutir as seguintes questões:
Qual é o papel da tecnologia da informação e dos sistemas de informação no ambiente de negócios das empresas públicas e privadas? Como tais instrumentos podem ser inseridos na estratégia competitiva das organizações?
Em que dimensões a tecnologia da informação e os sistemas de informação estão contribuindo para a operação e gestão dos empreendimentos? Posicionamento Estratégico ou Efetividade Operacional?
Como os sistemas de informação se inserem no apoio à gestão dos processos nas organizações? Quais são as categorias de processos existentes nas organizações?
Quais são as categorias (tipologias) de sistemas de informação, e como os mesmos podem apoiar a gestão dos processos existentes nas organizações ?
Como o ambiente e as tecnologias da internet se inserem no contexto de desenvolvimento e de utilização dos sistemas de informação?
Quais são os maiores desafios que as organizações enfrentam para desenvolver, implementar e utilizar sistemas de informação de forma eficaz e eficiente?
Esta apostila está dividida em duas seções principais:
A primeira parte contém o referencial teórico relacionado ao objeto das apresentações em sala de aula, constituído pelo material didático produzido pelos instrutores;
A segunda parte contém os estudos de caso a serem lidos e comentados pelos participantes, constituindo um dos meios para a aferição do aproveitamento escolar e para a atribuição da nota final de avaliação da disciplina.
O programa será desenvolvido em conformidade com a estrutura temática que se segue:
1. A empresa vista como um sistema
2. Processo decisório nas organizações
3. Conceitos básicos sobre sistemas de informação
4. Estratégia empresarial e sistemas de informação5. Tipologia de sistemas de informação
6. Sistemas de processamento de transações
7. Conceitos básicos sobre gestão do conhecimento
8. Sistemas do nível do conhecimento
9. Sistemas do nível gerencial / estratégico (SIG)
10. Sistemas do nível gerencial / estratégico (SAD)
REFERENCIAL TEÓRICO
COLETÂNEA DE TEXTOS
Professor Newton Meyer Fleury, M.Sc.
fleury @rjnet.com.br
1. A EMPRESA VISTA COMO UM SISTEMA
Para embasamento da discussão a respeito de sistemas de informação e suas aplicações na empresa, faz-se necessário inicialmente visualizá-la como um sistema, em duas dimensões distintas:
A empresa como uma entidade pertencente a um contexto mais amplo, o seu ecossistema;
A empresa como um conjunto de processos interdependentes.
A empresa inserida no seu ecossistema
Segundo Villanueva, “sistema é um conjunto de entidades, atributos, propriedades e relações que pertencem ao objeto de estudo definido, para o qual está também definido seu meio ambiente” (1988 : 5).
Assim, os sistemas são delimitados por fronteiras, e estão situados dentro de um contexto mais amplo, seu ambiente ou ecossistema, influenciando-o e sendo por ele influenciado.
A figura acima ilustra tal conceito aplicado à empresa, visualizada como um sistema aberto inserido em seu ecossistema. Olhando a organização dessa forma, podemos dizer que a mesma existe para atendimento às necessidades demandadas pelo ecossistema do qual faz parte.
O ecossistema, ou meio ambiente, compõe-se de todos os elementos que, apesar de não fazerem parte do sistema empresa, tem interações significativas com o mesmo, definidas por meio de relações de inputs (entradas) e outputs (saídas).
Em conformidade com tal modelo, a competitividade das empresas depende em grande parte das
...