ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES: Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear
Por: Kbc Junior • 21/9/2019 • Relatório de pesquisa • 3.769 Palavras (16 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE MARANHENSE
SÃO JOSÉ DOS COCAIS
DIANA KÁSSIA ELOI DA SILVA
FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS JÚNIOR
MARTA REGINA DE ALBUQUERQUE ARAÚJO
ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES:
Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear
TERESINA(PI)
SETEMBRO/2017
DIANA KÁSSIA ELOI DA SILVA[pic 3]
FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS JÚNIOR
MARTA REGINA DE ALBUQUERQUE ARAÚJO
[pic 4]
ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES:
Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear
Trabalho apresentado àFaculdadeMaranhense São José dos Cocaiscomo requisito da avaliação da disciplina Trabalho interdisciplinar dirigido IV
Orientadora: ProfªAmparo
TERESINA(PI)
SETEMBRO/2017
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 03
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04
2.1 Marketing 04
2.1.1 Marketing estratégico 05
3 METODOLOGIA 07
4 ANÁLISE DE DADOS 08
4.1 Caracterização da empresa 08
4.2 Organograma 08
4.3 Observação e entrevista – constatações iniciais 09
4.4 Análise SWOT: oportunidades e ameaças 10
5 PLANO DE MARKETING DA EMPRESA LINDA JEANS WEAR 12
5.1 Proposta de plano de marketing 13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
ANEXO 16
1 INTRODUÇÃO
O contexto da sociedade contemporânea é caracterizado por constantes mudanças no que se refere à economia, política, tecnologia, cultura, meio ambiente e etc. Tudo isso afeta o desempenho organizacional diante do mercado, o por isso é necessário atentar ao ambiente em que tais fatores residem, para que seja alcançada a produtividade, a qualidade e o diferencial exigidos pela sociedade.
Diante deste panorama, o planejamento de marketing identificar a crise em marketing torna-se um instrumento eficaz para a permanência de empresa diante do contexto de crise atual. A partir daí as organizações se posicionam de modo mais firme no mercado, tendo sempre o olhar atento às necessidades, as oportunidades e ameaças advindas meio que circunda. Nesse contexto tem-se também atenção aos pontos fortes e fracos da instituição, as competências essenciais a efetivação do serviço, tendo definidos missão, visão e os programas e objetivos estratégicos necessários para melhor imagem na empresa.
Para reflexão e estudo dessa temática, é proposta esta pesquisa, que visa estabelecer uma proximidade com uma base teórica sobre estratégias de marketing e a sua efetividade nas organizações. Para isso é proposto um de casona empresa de confecções Linda Jeans Wear, tendo-se como objetivo geral fazer um estudo sobre a atuação da empresa no que se refere a estratégias de crise em marketing. De modo específico, objetiva-se também: verificar as concepções de planejamento e marketing da empresa; identificar, através da Análise SWOT, as oportunidades e ameaças nos ambientes interno e externo da empresa; verificar qual imagem a empresa constrói diante de seus clientes; apresentar um plano de marketing com vistas a excelência dos serviços.
Para fundamentação teórica e embasamento cientifico desta pesquisa, foram de fundamental importância os conceitos expressos por Cobra(1997), Paludo(2011), dentre outros estudiosos da administração que se dedicam à investigação dessa temática, atentando-se para a excelência nas organizações.
A metodologia utilizada no trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de observação e entrevista semi-estruturada com gestores, funcionários e clientes.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Marketing
Para alcançar a satisfação é necessário ter uma imagem e entendimento apropriado dos desejos e necessidades dos consumidores. A partir desta base de conhecimento, o marketing orienta o desempenho das demais atividades da empresa incluindo produto, preço, serviço ou produto, promoção e praça.
De acordo com Rocha e Christersen (1999,p.86), produto é qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações.Pode-se dizer então que produto não é apenas um objeto que satisfaz a necessidade das pessoas, mas também é um objeto de troca.
Neste contexto para Cobra (1997, pp.150):
Um consumidor atribui valor a um produto na proporção da capacidade percebida de ajudar a resolver seus problemas ou atender às suas necessidades, tudo o mais é derivativo. Assim sendo, um produto é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejosa de seus consumidores-alvos.
Em relação ao preço, sua definição diz respeito a uma ferramenta do mix de marketing, utilizada pela empresa para alcançar seus objetivos. Segundo Kotler e Armstrong (1991, p.215): “preço é o volume de dinheiro cobrado por um determinado produto ou serviço. Em sentido mais amplo, preço é a soma de valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuírem ou usarem um produto ou serviço”.
O preço é principal fator do composto mercadológico, pois ele é um dos responsáveis diretos pela receita de vendas, pois a redução de preço favorece o consumo, preço pode ser reduzido de acordo com a frequência com que o consumidor compra o produto.
Outro importante aspecto a ser considerado é a praça, que é o canal de distribuição ou ponto de venda do produto ou serviço. O canal de distribuição também é conhecido como intermediários de marketing, pois faz a ligação entre o produto e o consumidor final. Dessa forma, a escolha do local para comercializar o produto ou serviço está diretamente relacionada à escolha do canal de distribuição, que podem ser: atacado, varejo ou distribuidor; transporte e armazém (COBRA, 1997).
...