Estudo De Caso Empresa Natura
Trabalho Escolar: Estudo De Caso Empresa Natura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dhelator • 15/12/2013 • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 1.732 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Fortaleza
2013
Estudo de Caso
Empresa Natura
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Fortaleza
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 4
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 5
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 5
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 6
2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 6
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 7
4 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico por diferenciação foi a estratégia utilizada pela natura para se sobressair no mercado de cosméticos tanto nacional como internacional
Esse artigo traz uma análise sobre a empresa Natura e sua atuação no mercado, assim como as estratégias utilizadas para predominar nele.
A Natura é uma empresa brasileira que atua no mercado de cosméticos em diversos países, no Brasil ela é a empresa líder deste mercado.
Este trabalho busca explanar e analisar a missão, visão e valores da empresa em estudo, assim como identificar estratégias utilizadas para tomada de decisões, análise do ambiente externo e interno, ou seja, averiguar e argumenta o que está presente nesta empresa e foi visto e estudo na disciplina de planejamento estratégico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
A missão representa a motivação da empresa ser criada, esta ligada ao presente, devendo também responder as cinco perguntas básica ( O que fazer?/ Para quem?/ Como fazer?/ Para quê?/ Onde?) para a sua criação.
De acordo com o que foi estudado, e analisado a missão da natura “Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” (Natura, [2012?], online) representa muito bem e de forma sucinta as ferramentas a serem utilizados para a criação da missão de uma empresa, visto que a missão deve apresentar sua razão de existir e o motivo de ser criada.
Para a visão além de estar ligada ao futuro sempre há a necessidade de estabelecer uma data, um limite no futuro do objetivo a ser atingindo.
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.” (Natura, [2012?], online)
A visão da empresa em estudo pode-se constatar como a sua visão demonstra um desejo a ser conquistado, ou seja, é algo que a empresa almeja.
Os valores de uma empresa são o que a caracteriza, para a Natura eles buscam ajudar a sociedade sem gerar prejuízos no âmbito econômico, social e ambiental.
“Buscamos criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditamos que resultados sustentáveis são alcançados por meio de relações de qualidade, por isso buscamos manter canais de diálogo abertos com todos os nossos públicos.” (Natura, 2013, online)
No âmbito ambiental, ela adota a tabela ambiental que mostra o impacto ambiental de cada item, não realiza teste em animais, substituiu o material animal para vegetal, redução e diminuição dos gases do efeito estufa. No econômico buscar gerar a rotatividade no mercado brasileiro e de países em q atua já no social busca a construção de uma sociedade mais próspera, solidária e justa.
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA
Para Porter há três tipos de estratégias genéricas, sendo elas:
• Liderança em custos, que resumidamente quer diz que para estabelecer uma determinada liderança no mercado é necessário obter o domínio do mesmo para poder obter a economia desejada.
• Diferenciação, o nome já diz tudo para tal estratégia funcionar é necessário produzir algo seja um bem ou serviço inovador que seja único para os consumidores.
• Enfoque, diz que determinadas empresas preferem atender um determinado público a atender todos ao mesmo tempo, ou seja, é uma estratégica que possui o foco em um determinado tipo de cliente.
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Após a leitura e análise do estudo de caso da Natura, é possível constatar qual tipo de estratégia é utilizado por ela para se sobressair nesse mercado competitivo.
Nessa passagem do texto, por exemplo, é dito como a renovação (diferenciação) contínua dos seus produtos influência sua imagem, competitividade e crescimento.
“A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.”
( Estudo de caso
...