ESTUDO DE CASO: OHNO-SAN VAI AO SUPERMERCADO
Por: Helen07 • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 5.152 Visualizações
Questões a serem respondidas:
1) Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional? Em que são diferentes as proposições de Ohno e Taylor e Ford?
O sistema Toyota de produção tinha como o principal foco racionalizar os custos, ou seja, fazer apenas o necessário, a fábrica produzia as mercadorias para repor as que tinham sido vendidas, esse modelo foi chamado de Just in time. Já o sistema tradicional seguia o princípio de produção em massa, quanto maior era a produção, maior seria o lucro. As proposições de Ohno era desenvolver um sistema limpo, e objetivo, baseado nos princípios de redução de gastos desnecessários, buscando a qualidade total, ele se preocupava em produzir somente o que vai ser vendido. Já Taylor preocupou-se somente com a racionalização do trabalho, e Ford preocupou-se com eficiência e produtividade, os dois formaram o modelo fordista/taylorista, onde havia muito desperdício, com a produção em massa, e também na correção de produtos defeituosos.
2) Em que cenário seu grupo recomendaria a produção em massa visando à redução do custo de produção?
Numa empresa de confecções de roupas, por exemplo, pois o custo para se produzir apenas uma peça é bem maior que o custo de se produzir uma quantidade maior de peças. Então, a produção em massa reduziria os custos de cada peça, aumentando assim a margem de lucro, por isso seria totalmente recomendável este tipo de produção.
3) Quais os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos?
A minimização gastos pode levar a empresa a retroceder em alguns aspectos:
- Perda de qualidade em produtos ou serviços comercializados.
- Perda de mercado por deixar de divulgar, fazer o produto chegar a até ao alvo desejado.
- Perda de mão de obra qualificada por julgar desnecessária e como resultado pode acontecer de a empresa ficar enfraquecida em resultado da minimização.
4) Quais os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos?
Não se pensar na minimização de gastos pode levar a empresa a sérias dificuldades:
- Despesas superar as receitas, gerando prejuízo.
- O não cumprimento da empresa com seus fornecedores e funcionários.
- O desgaste da imagem da empresa.
- Ou até mesmo falência da empresa.
...