ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: alisouza • 31/7/2016 • Relatório de pesquisa • 1.674 Palavras (7 Páginas) • 270 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ALUNA: VERLÂNGIA KÉZIA DA SILVA
PÓLO: MACAU
Macau, 16 de Maio de 2013
VERLÂNGIA KÉZIA DA SILVA[pic 1][pic 2]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
[pic 3]
Macau, 16 de Maio de 2013
[pic 4]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO...............................................................05
2.1. Denominação da instituição.......................................................................05
2.2. Natureza jurídica / forma de atuação.........................................................05
3. PEQUENO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO..............................................05
4. NATUREZA DAS ATIVIDADES....................................................................06
5. FORÇA DE TRABALHO.................................................................................06
6. MISSÃO, VISÃO E VALORES......................................................................08
7. PRODUTOS E SERVIÇOS...........................................................................09
8. CLIENTE / USUÁRIOS.................................................................................10
9. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...............................................................11
10. RESULTADOS / AVALIAÇÕES..................................................................12
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................14
12. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................................................15
13. ANEXOS.....................................................................................................16
INTRODUÇÃO[pic 5]
Através do Estágio Supervisionado I, temos a oportunidade de conhecer e acompanhar a realidade de uma organização seja ela pública ou privada. Neste caso a Pharman (F. Morais Farmácia de Manipulação) trata-se de uma empresa privada do ramo de manipulação de fórmulas magistral e oficinal, que está atuando no mercado há mais de dez anos, sob a administração de dois sócios, Frederico Augusto Bezerra de Morais e Zelita Maria Bezerra de Morais. Atualmente contando com onze colaboradores na matriz que fica localizada em Assu, Rua 24 de junho, 952, centro e quatro colaboradores na filial que se localiza na cidade de Macau/RN. A partir da elaboração deste trabalho, analisaremos a estrutura organizacional da empresa, sua visão, missão e valores, bem como produtos e serviços oferecidos.
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Denominação da instituição:
● Pharmam (F. Morais Farmácia de Manipulação)
Natureza jurídica / forma de atuação:
● Sociedade Empresária Limitada
PEQUENO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO:
● A Pharmam (F. Morais Farmácia de Manipulação) nasceu em novembro de 2002, foi franqueada de uma grande rede de farmácias da região, Salutaris por cinco anos, logo após este período, em 2007 lançou sua marca própria, a atual Pharman. Em junho de 2008, abriu sua primeira filial na cidade de Macau, também no interior do Rio Grande do Norte. Em 2008 e 2010 recebeu a chancela de qualidade SINAMM (Sistema Nacional de Aprimoramento e Monitoramento Magistral). Em 2011, foi vencedora na categoria comércio da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, uma iniciativa do SEBRAE e outros parceiros em reconhecimento às empresas do Rio Grande do Norte que adotam boas práticas de gestão, sendo a representante do estado do Rio Grande do Norte em Brasília. A Pharman participou recentemente do prêmio nacional da inovação, sendo relacionada como uma das empresas mais inovadoras do Brasil na categoria ALI (Agentes Locais de Inovação)
NATUREZA DAS ATIVIDADES
● Manipulação de fórmulas magistral e oficinal e comércio de medicamentos e produtos para saúde dos grupos II e III (Antibióticos), e substâncias sujeitas a controle especial (Portaria 344/MS), autorizada de acordo com a lei estadual nº 8431/2003 sob a responsabilidade técnica do farmacêutico Frederico Augusto Bezerra de Morais, CRF Nº 1957.
FORÇA DE TRABALHO:
● A força de trabalho na matriz é formada por onze colaboradores, sendo, três atendentes, quatro auxiliares de laboratório, uma gerente administrativa e uma auxiliar de serviços gerais, além claro, do farmacêutico responsável e a gerente de recepção que no caso são os dois sócios. A filial conta com uma atendente, duas auxiliares de laboratório e um farmacêutico.
De acordo com o total de quinze colaboradores, o nível de escolaridade é o seguinte:
ESCOLARIDADE | Nº DE FUNCIONÁRIOS |
Superior Completo | 5 |
Superior Incompleto | 5 |
Ensino Médio Completo | 3 |
Ensino Médio Incompleto | 2 |
A dinâmica do funcionamento da empresa iniciasse no setor de compras, a empresa é do ramo da manipulação de medicamentos, mensalmente é feito os pedidos de matéria-prima, para isso possuem uma ferramenta muito útil, um sistema que controla tudo que entra e sai, que possibilita através de relatórios, saber-se o que está faltando, próximo de acabar ou vencer, levando em conta quantidades mínimas necessárias em estoque, de acordo com as quantidades de cada substância no estoque, nos laboratório e até na filial . Feito o levantamento do que está precisando comprar, esse pedido é enviado aos fornecedores qualificados para fazer cotação, são incluídos todos os preços no próprio sistema que seleciona os fornecedores com os melhores preços de cada item, possibilitando ao comprador fazer bons negócios. Quando essa matéria prima chega, são conferidos os laudos de cada uma e colocadas em quarentena até que seja feito o controle de qualidade, só então poderá ser liberada para o uso. Quanto ao atendimento ao cliente e a produção de fórmulas, se dá da seguinte forma: O processamento do pedido é feito pela atendente mediante prescrição médica, é gerado guia e rótulo que são juntamente com a receita encaminhados para o farmacêutico responsável, que confere os dados, substâncias e concentrações, assinando/autorizando para que os auxiliares de laboratório manipulem a formula, que depois de pronta é enviada para a recepção onde é conferida e entregue ao cliente. Os medicamentos manipulados possibilitam ao médico a indicação da dose exata, que seu paciente precisa do medicamento, e aos clientes um custo menor, pois compra o medicamento na concentração e quantidade necessárias, evitando o desperdício.
...