Ecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento
Por: jelma • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 827 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
[pic 2]
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Tutor: Rhogério Correia de Souza Araújo
ATIVIDADE DE COLABORATIVA
Roseli Luiza Oliveira
R.A:7020507536
Jeane dos Santos Silva Rangel
R.A: 7021295708
Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento
Segundo (PLT, p.210) o termo Gestão do conhecimentoteve seu início com a automação, por volta de 1970, quando os sistemas de computadores eram dominados “processadores de dados”. Após essa fase iniciou-se um processo em que os dados estavam combinados com uma estrutura e rótulos o que configurou o processamento de informações.
A partir do momento que a administração deste conhecimento de informações pode conferir a organização uma vantagem competitiva, esta mesma organização se torna pronta para inovar em seus produtos, serviços, e processos, aprimorando aqueles serviços já existentes com maior eficiência e eficácia, visando a conquista também de maiores acertos organizacionais, por meio de estratégias dirigida pela motivação de facilitar o conhecimento dos trabalhadores.
Temos como conhecimentos relevantes utilizados nas organizações de forma funcional:O conhecimento Tácito, que é altamente pessoal e difícil de formalizar, o que dificulta sua transmissão e compartilhamento.Ex: Palpites sugestivos, intuições, valores e emoção fazem parte desta categoria. E temos também o conhecimento Explícito que é expresso em palavras e números, sendo facilmente comunicado e compartilhado por meios de fórmulas cientificas. Ex. Princípios universais, especificações e manuais.
Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais (SIG)
A Evolução tecnológica que presenciamos há algumas décadas tem levado as empresas a buscarem formas de conquistar posições confortáveis em seus mercados, de maneira que os conhecimentos se transformem de modo muito dinâmico, o que exige flexibilidade e integração entre as pessoas.
Entretanto, em razão das alterações ambientais, quando os mercados passaram a ser mais competitivos, foi necessário desenvolver novas formas de gestão, que possibilitassem às empresas conquistarem a vantagem competitiva e, assim, atrair clientes e investidores.
Junte a esses fatos, a evolução tecnológica, especialmente da informática e das comunicações, ocorrida na segunda metade do século passado e surgirá, então, o cenário ideal para abordagem do capital intelectual e de gestão do conhecimento, com base em uma discussão sobre aprendizagem organizacional.
Sistema de Informações Gerenciais (SIG):
Sua principal importância é a organização, reunindo e interligando os vários sistemas na organização com o objetivo de compartilhar as informações neles existentes e de grande interesse para a empresa, facilitando a interação dos usuários com essas informações.
Balanced Scorecard (BSC): É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho.
Possui uma estrutura de mensuração estratégica é um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros. O indicador não financeiro tem como objetivo d e trazer à tona coisas intangíveis que proporcionam valor para os clientes.
Processo BSC: Exige quatro passos que as empresas devem colocar em prática:
1-Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa.
2-Comunicar e criar vinculações envolvendo as pessoas no processo de BSC definindo responsáveis.
3-Planejar, estabelecer metas para que as pessoas identifiquem quais são suas contribuições específicas.
4-Aprender e receber feedback estratégico,buscando melhorar,continuamente o processo por meio das respostas retomadas.
Os indicadores do BSC: São quatro perspectivas:
1-Perspectiva Financeira: Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos.
2-Perspectiva de clientes: Os indicadores que permitem a identificação, avaliação e comunicação de propostas dentro da empresa.
...