Economia
Por: vvnn • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 782 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
2- Sistema Tributário Brasileiro
Necessidade de Reforma
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/reforma-tributaria-deixaria-brasileiro-10-mais-rico-diz-economista.html
"A tão sonhada e necessária reforma tributária."
Muito se fala a tempos sobre uma reforma, o Brasil precisa urgentemente de uma mudança, entra ano e sai ano e não é feito nada para uma mudança pelo contrário os Brasileiros só conseguem ver pioras e infelizmente as classes mais baixas são as mais penalizadas, quanto mais baixa for a classe maior a propensão.
Os Brasileiros trabalham quase cinco meses ao ano para pagar tributos, são muitos tributos, que alguns setores da economia desanimam tanto que não conseguem se manter no mercado.
O Brasil tem um tributo tão elevado que contribui a aumentar a inflação, pois as empresas aumentam o seu valor "do produto final" , e quem paga esse valor é o consumidor final.
O Brasil tem um dos Tributos mais altos, mas os cidadãos e as empresas não recebem de volta esses benefícios , pois há vários problemas na saúde, educação, segurança, estradas etc.
Existem outros países com uma carga tributaria maior, porém a população se beneficia com uma educação digna, como outros serviços prestados a todos.
É imprescindível uma reforma para o enfrentamento as mais profundas desigualdades existentes no país, pois o que mais pesa no bolso são os impostos sobre o consumo, aqueles embutidos no preço das mercadorias.
A população Brasileira (principalmente a classe mais pobre), já paga impostos absurdos, é necessário um retorno destes impostos para a sociedade na forma de políticas publicas.
O governo deveria transferir realocação de recurso por setor, fazer com que os impostos sejam transferidos em forma de renda um exemplo o bolsa família, mas isso não acontece podemos citar um caso recente de um homem que roubou carne e foi preso, e os policias comovidos pagaram sua fiança e ainda fizeram compra, e este cidadão deu uma entrevista contanto que não recebeu o bolsa família, isto mostra como a distribuição de renda é cada dia mais falha.
3- O pacto federativo e suas conseqüências para o sistema tributário.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz26069909.htm
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1039/noticias/ainda-sem-reforma-no-horizonte
http://www2.camara.leg.br/a-camara/presidencia/noticias/cunha-reafirma-urgencia-do-pacto-federativo-em-debate-do-camara-itinerante-em-sao-paulo
O pacto federativo o "Federalismo Fiscal" está definido na Constituição da Republica Federativa do Brasil, são as competências dos entes da federação, e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis.
A finalidade do Pacto federativo é instituir receita que lhe garantam a administração publica e assim cumprir suas obrigações, e promover a justiça fiscal.
É necessário assegurar a satisfação das necessidades coletivas variadas.
A carga tributária é tão alta e a população não tem retorno desse impostos, as despesas no setor publico não param de aumentar, mais o pior é que estes gastos e investimentos não deixam de ser uma parcela muito pouca ao ver das necessidades da população.
Um pacto federativo é urgente, pois muitos municípios e estados já não conseguem arcar com suas responsabilidades.
O Sistema Tribunal Federal obrigou aos estados e municípios a quitarem todos os seus precários até 2020, porém isso não será fácil pois muitos entes não terão condições, isso somente poderá ser feito a médio e longo prazo.
4- A seguridade social: Sua proposta e suas dificuldades.
http://oglobo.globo.com/economia/no-senado-ministro-diz-que-sistema-previdenciario-nao-falido-15802169
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/comeca-valer-hoje-nova-regra-para-pensao-por-morte.html
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/congresso-resistira-alteracoes-em-regras-previdenciarias-dizem-lideres.html
...