Economia
Por: KarlaPastora • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.443 Palavras (6 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS
Ademar de Souza Pinho – RA 2854188319
Crislaine Pontes- RA 1786309669
Lediane Aparecida Oliveira Nascimento - RA 2809635917
Sabrina Nascimento Pereira da Silva – RA 2810741068
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
MIRANDA / MS
2015
INTRODUÇÃO
A Arte de negociar, juntamente com a capacidade de influenciar e o relacionamento são diferenciais competitivos que as empresas buscam todos os dias em seus profissionais dentro das organizações está ligado diretamente a sua capacidade de se relacionar e de solucionar problemas e conflitos a partir de uma visão do todo para satisfazer uma determinada necessidade. Com esse objetivo iremos tentar solucionar o problema de ambas as partes, tentando manter sempre o comum acordo, para a satisfação de todos.
1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
A Records gravadora independente produz bandas promissoras de cidades do interior do Estado. Como seu foco é trabalhar com bandas do interior, escolheram instalar uma filial em um bairro classe média na cidade do interior de São Paulo. Sendo uma de suas estratégias de negociação, o investimento no bairro e localidades circunvizinhas. O Sr. Jorge Andrade renomado estrategista de negócios, trabalha para a gravadora e está responsável por convencer os moradores do bairro sobre os benefícios advindos com a instalação dessa filial para obter a liberação do empreendimento.
A associação de moradores liderada pelo administrador Carlos Henrique, representa a população de um bairro pacato de classe média, com predominância de moradores idosos, pessoas conservadoras e questionadoras. A associação de moradores tem reuniões frequentes para tratar de necessidades do local, como segurança, coleta de lixo, dentre outras. Com essa organização e representatividade do bairro realizada pela associação de moradores, torna-se mais fácil negociações para solicitar serviços e exigir direitos.
2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG
GRAVADORA | ||
Estilo | Características | Táticas usadas na negociação |
Amigável | Combina consideração com confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com o oponente. Aplicável em casos que requeiram diplomacia e entusiasmo. | Formação de grupo, cordialidade e paciência. |
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES | ||
Estilo | Características | Táticas usadas na negociação |
Restritivo | Combinam controle com a desconsideração. Os negociadores agem conforme seus interesses para se chagar a um acordo. | Usa um representante, descreve negativamente o oponente. O negociador age sem informar o oponente para desviar a atenção. |
3. ANÁLISE E PLANEJAMENTO
A gravadora tem como objetivo obter a liberação para instalar uma filial no bairro do interior de São Paulo, para tal utiliza a estratégia de negociação amigável, pois conforme seu representante o progresso é inevitável na atual conjuntura do país. Para alcançar seu objetivo será necessário convencer a associação de moradores desse bairro, constituído em sua maioria de pessoas idosas, conservadoras e questionadores. Afirmam que com a instalação desta gravadora seu bairro será prejudicado, devido ao aumento do barulho, necessidade de maior segurança, além do crescente fluxo do trânsito.
Como uma das estratégias o senhor Jorge Andrade, representante da gravadora, levará um grupo composto por moradores do bairro para uma visita a matriz da gravadora, para que possam verificar que é uma empresa idônea, utiliza tecnologia de ponta, inclusive que com toda essa tecnologia não permite a propagação do som para além das dependências da empresa.
No que se refere ao possível problema com o trânsito, pretende-se realizar um acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito através da Prefeitura da cidade, para verificar a possibilidade da construção de um retorno de entrada e saída de veículos nas proximidades da gravadora, evitando o trânsito no interior do bairro. Sobre a segurança o senhor Jorge tem um acordo com a Prefeitura para aumentar as rondas diurnas, noturnas e colocar guardas municipais em pontos estratégicos do bairro. Além de evidenciar que pode ser um excelente negócio para o bairro, pois o comércio local será alavancado com o aumento do fluxo de pessoas, gerando mais empregos para a comunidade e familiares.
4. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Com a construção da gravadora no bairro, alguns funcionários serão promovidos, consequentemente aumento de salários, melhoria na qualidade de vida dos funcionários, elevação da autoestima, e mudanças no que se refere à família de cada colaborador promovido. Como todos os colaboradores desta gravadora são muito produtivos e talentosos, o clima todo favorece para o sucesso da nova gravadora.
Devido ao primeiro impasse nas negociações com a associação de moradores, os colaboradores com a promessa de promoção ameaçada, iniciaram um processo de desmotivação e absenteísmo, receosos que não consigam melhor colocação na empresa, e continuem no mesmo cargo com o mesmo salário.
O que causou clima tenso na gravadora, pois ficou claro que caso as negociações não tenham um saldo positivo para a empresa a produtividade e interesse dos colaboradores dificilmente será recuperada.
5. FEEDBACK
Na primeira reunião para negociações o Sr. Carlos Herinque informou que os moradores do bairro não estão de acordo com a instalação da gravadora, afirma que isso trará muitos prejuízos a população do bairro. Relatou que encaminhou ao órgão competente um oficio solicitando o embargo da obra, e que encontrem outro local para construção da gravadora.
...