Economia: Aula Sobre Bactérias Fitopatogênicas
Por: boka051 • 3/4/2020 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL BARRIGA VERDE – FEBAVE [pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVE
CURSO: Agronomia
DISCIPLINA: Fitopatologia
CRÉDITOS: 4
Estudo dirigido
De acordo com os slides da aula sobre bactérias fitopatogênicas, responda as questões abaixo:
1 – Levando em consideração a nomenclatura de bactérias em fitopatologia. Defina Patovar, Raça e Biovar. Dê um exemplo de patovar.
PATOVAR: Patovar é definido em relação à patogenicidade da bactéria a uma determinada espécie do hospedeiro. Explo: Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum é o agente da ‘mancha angular’ do algodoeiro; Xanthomonas axonopodis pv. glycines causa a ‘pústula bacteriana’ na soja.
RAÇA: Raça envolve a diferenciação dentro do nível patovar, com base na patogenicidade da bactéria às variedades ou genótipos pertencentes a uma mesma espécie hospedeira. Explo: as raças de Xanthomonas axonopodis pv. vesicatoria, agente causal da mancha bacteriana em tomateiro.
BIOVAR: Biovar é definido em relação às características bioquímicas ou fisiológicas apresentadas pela bactéria, avaliadas através de testes apropriados para esta finalidade e bem definidos pela literatura.
2 – Quais características diferenciam bactérias, fitoplasmas e espiroplasmas.
FITOPLASMAS: Os fitoplasmas são procariotos sem parede celular e, apesar de serem semelhantes as bactérias fitopatogênicas, estes patógenos se distinguem por serem bem menores. Desta forma, em termos evolutivos, pode-se dizer que os fitoplasmas são descendentes das bactérias que apresentam parede celular.
ESPIROPLASMAS: Os espiroplasmas, por sua vez, são semelhantes aos fitoplasmas, no entanto, distingue-se deste por apresentar forma espiralada ou helicoidal. Na agricultura, os espiroplasmas podem colonizar tecidos internos e habitar o floema, podendo desta forma, se distribuírem sistemicamente por toda a planta.
BACTÉRIAS: As bactérias são patógenos cosmopolitas, encontradas, portanto, distribuídas em praticamente todos os locais do mundo. De modo geral, as plantas são ótimos locais para o desenvolvimento de bactérias, em função do elevador teor de água.
Quando infectam as plantas, os principais sintomas dos patógenos bacterianos são: galhas e supercrescimentos, manchas foliares, podridões, murchas, cancros, entre outros.
3 – Dê um exemplo de uma doença causada por fitoplasma e de uma causada por espiroplasma.
FITOPLASMA: Em cana-de-açúcar, uma doença conhecida como síndrome do amarelecimento foliar ou amarelinho causou danos expressivos à cultura e provocou a substituição de uma cultivar muito produtiva e extensivamente plantada no estado de São Paulo. A doença também foi registrada em outros países e investigações sobre a etiologia evidenciaram a ocorrência de vírus e fitoplasma como agentes.
ESPIROPLASMA: As plantas de milho infectadas por espiroplasma apresentam encurtamento de internódios e, na base das folhas, formam-se largas faixas esbranquiçadas, irregulares em direção ao ápice. Durante o enchimento de grão os sintomas da doença são claramente visíveis e, quando são produzida espigas, estas apresentam poucos grãos, grãos frouxos, pequenos, descoloridos ou manchados.
...