Economia, comércio exterior
Por: 6033 • 6/5/2015 • Dissertação • 416 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
Brasil perde em 4 dos 5 maiores destinos de exportação.
Na verdade de nada adianta os nossos governantes apontarem culpados, contradizerem a crise. Na realidade, se faz necessário rever os conceitos, buscar compreender qual a melhor maneira de mudar o rumo dessa situação. A Crise não é exclusiva do nosso país, mas quem está perdendo mercado, perdendo espaço para outros países é o Brasil.
Mas o que evidência essa situação é a falta de planejamento e estratégias. Vem ocorrendo quedas na importação, nas exportações e o Brasil vem perdendo significativamente grande participação no mercado. Com esse despreparo do Brasil, outros países sobressaem e ganham mercado.
A Grécia paga uma parte de empréstimo do FMI que vence em março.
A Grécia vem sentindo um impacto grande da crise, como está em dívida com o FMI, enquanto não quita-la não terá acesso a outros investimentos e nenhum outro tipo de ajuda. Isso gera uma grande limitação para o país.
O país que não honra suas dívidas, que passa uma imagem duvidosa, consequentemente perde a credibilidade e não conseguem aliados e nem financiamentos para sobreviver no mercado competitivo.
Aqui no nosso país também estamos passando por momentos complicados, devidos as corrupções, acaba sujando a imagem. Muitos acreditam que é um país de justiça incerta e um país que não passa seriedade. Considerando assim, um país instável, no qual, acabam receosos em se arriscar concedendo um investimento ou fechamento de um grande projeto.
Cai a importação de empresas do agronegócio
No ano de 2014, foi visível a queda das empresas de agronegócios, com a valorização do dólar, caracteriza o aumento nos produtos e perda na competitividade com os demais países. Foram reduzidas as importações voltadas para o setor de agronegócios, os produtos se tornam mais caros, pois são consequência, os preços dos produtos terão um acréscimo devido a esse aumento da moeda. O setor que mais sofreu foi o de equipamentos e maquinas agrícolas, isso faz com que desacelere a produção e causa aumentos na procura de financiamentos e acarreta em dívidas.
Conclusão
Vivemos uma realidade dura, enquanto alguns países aumentam a participação no mercado, o Brasil perdeu, as vendas caíram, sendo o pior resultado em duas décadas.
Estamos enfrentando um período de grande dificuldade, no qual, estamos sentindo no bolso, nas compras do supermercado, ao abastecer o carro, enfim no nosso dia a dia.
A Crise é certa e o despreparo mais ainda. De nada adianta buscar culpados, temos que empenhar as forças em busca de um plano que vise em quais questões temos que melhorar.
...