A Economia Comércio e Exterior
Por: rodrigo98marques • 19/8/2019 • Artigo • 720 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
RODRIGO RODRIGUES MARQUES
ECONOMIA COMÉRCIO E EXTERIOR
RIO DE JANEIRO
2019
RODRIGO RODRIGUES MARQUES
MATRÍCULA: 20151300576
ECONOMIA COMÉRCIO E EXTERIOR
UM CONTO DE DUAS CIDADES
RIO DE JANEIRO
2019
- "Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto para o Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário..." (Charles Dickens – Um Conto de Duas Cidades, publicado em 1859).
- [pic 2]
- [pic 3]
O fragmento do texto de Charles Dickens apresenta uma série de contradições. Sem intenção de ser um revolucionário ao descrever os problemas sociais e políticos da época, ele narra, a partir de histórias, sua percepção diante dos fatos, propondo uma reflexão mediada pela história. Relacione o trecho de Dickens com as imagens apresentadas considerando os seguintes aspectos:
- Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.
Como era difícil a comercialização no passado (as grandes navegações), nos dias de hoje é fácil reparar as grandes mudanças nos meios de comercialização. Com o avanço da tecnologia estabelecendo uma forma de negociar entre as nações ficou, mas fácil de notar o avanço da globalização financeira.
Os pontos positivos com o avanço da globalização financeira, a elevação da taxa de crescimento econômico, maior eficiência nos investimentos, disponibilidades de instrumentos para melhorar o gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas, maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.
Como os pontos negativos têm a súbita reversão de expectativas do mercado, riscos de volatilidade cambial de elevação de juros, de aumento passivo interno e a vulnerabilidade de choques externos, diminui o poder dos Estados e capitais.
- Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.
A Organização Mundial do Comércio - OMC, criada em 1995, podemos citar algumas de suas funções como; facilitar a implantação, administrar o tribunal da OMC que seria o Entendimento sobre Regras e Procedimentos relativos às Soluções de Controvérsias, administrar o Mecanismo de Revisão de Políticas em construir um fórum para as negociações das relações comerciais entre os estados membros.
...