Elaborando um Plano Financeiro
Por: helenpereira2 • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Helen Cristine de Sousa Pereira
Trabalho da disciplina Contabilidade
Tutor: Prof.ª Claudia Basilio
Taquaritinga/SP
2016
Estudo de Caso :
CONTABILIDADE
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Bisiness School, 114 – P02, 2000.
A empresa Cafés Monte Bianco, fundada há mais 80 anos por Mario Salvetti, na cidade de Milão, é produtora e distribuidora de cafés Premium que por seu sabor e qualidade era reconhecido como o melhor do continente. Mario passou seu conhecimento ao filho Ruggero, que passou a Giacomo, que a cada ano passava 2 meses viajando ao redor do mundo visitando plantações de café para pesquisar e aprender sobre grãos, sua empresa possuía um laboratório com pesquisadores testando sabores.
A produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos salvou a empresa de uma crise há 3 anos, mas Giacomo tinha dúvidas se deveria continuar investindo nesse mercado, então convocou uma reunião. Toda a direção estava reunida, com exceção de Roberto Bianchi, que estava na Colômbia.
Mesmo com o sucesso já vivido, Giacomo queria superar o sucesso de seu avô. Investiu ao longo de 5 anos em caras instalações aumentando a capacidade da empresa. Em 2000 a empresa teve um alto desempenho na fabricação de marcas próprias de dois supermercados na Itália, mesmo com desaceleração do mercado em 1998, com esse relato Giacomo convenceu se que era uma boa alternativa para arcar com custos fixos.
O mercado varejista abordava a Monte Bianco com pedidos de fornecimento de marcas próprias, mas para isso a produção de cafés Premium teria que ser reduzida, no ano de 2001 a capacidade produtiva passou de 350.000 quilos/mês para 500.000, seu custo foi de 6 bilhões de libras com vida útil de 15 anos. Quando o comitê executivo foi reunido, com discussões intensas, Carla, prima de Giacomo argumentou uma mudança completa para a produção de marcas próprias, pois já tinham salvo a empresa, já Roberto argumenta que a empresa perderia sua essência o que seria também uma traição, indagando com relatórios financeiros do ano 2000.
Giacomo concordava com ambos pontos de vista o que o deixou confuso, ele precisava de mais fatos sobre lucratividade da estratégia de marcas próprias então encerrou a reunião solicitando analises com fatos e números para uma tomada de decisão segura.
O gerente de marketing abre a segunda reunião, com suas analises, o mesmo acontece com Paolo diretor de produção, com Carla diretora de planejamento estratégico, após todas as informações Giacomo questiona como ficara o fluxo de caixa se mudassem completamente para marcas próprias, houve um silencio pois ninguém havia analisado o fluxo de caixa. Giacomo então muito zangado ordena que façam um plano financeiro com capacidade de produção de 1.800,000 kg de café e a produção de marcas próprias.
...