Fichamento de Estudo de Caso: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Por: Ana Carolina Sales • 17/2/2018 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 843 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTRLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso: Cafes Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Ana Carolina Sales da Silva de Carvalho
Trabalho da disciplina Contabilidade
Tutor: Prof. Arievaldo Alves de Lima
Preocupado com o futuro da empresa Cafés Monte Bianco, o presidente Giacomo Salvetti, convocou uma reunião com o objetivo de decidir continuar ou não com a produção de cafés de marca própria. Esta reunião foi composta por diversos membros da empresa.
A empresa Cafés Monte Bianco passou várias décadas na América do Sul trabalhando com plantações de café, porem voltou para a Itália e tornou-se rapidamente conhecida na região de Milão, principalmente pelo sabor e qualidade dos produtos apresentados. Os cafés da empresa eram considerados os melhores do continente.
O presidente da empresa, Giacomo, gostava muito de viajar para conhecer diversas plantações de café ao redor do mundo, isso favorecia o contado deles com os diversos produtores. A empresa possuía laboratórios com pesquisadores para tentar descobrir as melhores combinações de sabores e os mesmos também mantinham contato com os outros produtores de café.
O objetivo de Giacomo era aumentar consideravelmente seu negócio e superar o sucesso de seu avô. Ele expandiu a capacidade da empresa através de caras instalações. Nos anos 2000, a performance da empresa foi excelente, pois contou com importante fator, a produção de marcas próprias, mesmo Giacono tendo se oposto a ideia., mas com a desaceleração do mercado, marcas próprias era uma boa alternativa para manter a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Para atender a crescente demanda, a empresa precisou reduzir sua presença de cafés premium.
Houve uma reunião para decidir como alocar a capacidade produtiva da empresa, seria melhor fazer uma transição completa para a fabricação de marcas próprias ou continuar com o café premium, estes foram os principais temas abordados na reunião. Giacomo estava confuso e frustado, várias duvidas rondavam em sua cabeça. A reunião foi concluída com a recomendação para que o time executivo analisasse com fatos e números, para que a tomada de decisão fosse feita com mais segurança.
Na segunda reunião, o gerente de marketing apresentou os dados solicitados na primeira reunião, ele concluiu dizendo que o café preminum é o ponto forte da empresa, porém é um segmento muito volátil.
O segmento de marcas próprias é muito mais estável. Mas se a empresa optasse por esta linha saberia que seu comprometimento seria a longo prazo, pois os clientes negociam fortemente preço e esperam estabilidade e continuidade no suprimento. Se os clientes não ficam satisfeitos, os mesmos têm a possibilidade de trocar a empresa a hora que quiser. Giacomo estava preocupado também com o custo da produção. O diretor de produção informou que o custo variava de acordo com o volume e a qualidade dos grãos. Várias vantagens da produção de marcas próprias foram apresentadas: custo fixo menor, estocagem do café, redução de despesas de propaganda, de vendas, administrativas e de P&D e 50% em despesas administrativas.
...