Elaboração de uma empresa de esportes
Por: 060993 • 21/10/2015 • Projeto de pesquisa • 3.152 Palavras (13 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
SUMÁRIO[pic 17]
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA 5
2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8
2.4 EMPREENDEDORISMO 10
2.4.1 ANALISE DE MERCADO E PLANO DE MARKETING.....................................10
2.4.2 OPORTUNIDADES...........................................................................................11
3CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4 REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO[pic 18]
Tudo começou com Sebastião Bonfim Filho, um jovem de 28 anos, herdeiro de um varejista de tecido de Caratinga, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, e proprietário de uma fábrica falida de balanças, que tinha uma ideia na cabeça e apenas US$ 10.500 no bolso. Era início dos anos 80, consolidava-se nos Estados Unidos o interesse pela forma física e culto ao corpo e à saúde, e praticantes de running (corridas) literalmente invadiam ruas e parques. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, na vizinhança da badalada região da Savassi, em Belo Horizonte. A oferta de camisetas, calções, abrigos de moletom e tênis atraiu primeiro seus amigos, mas rapidamente a clientela cresceu.
O jovem empreendedor escolheu o nome CENTAURO para seu novo negócio porque a criatura com corpo de cavalo e torso de homem tinha tudo a ver com o esporte. Soube depois que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, mas não recuou e manteve o nome de sua loja. Com apenas quatro funcionários, a pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas. Alta qualidade no atendimento, lançamento de produtos de última geração e padrão inovador nas instalações caracterizavam o empreendimento.
A rede CENTAURO se transformou em uma vitrine para qualquer produto esportivo. Os mais recentes lançamentos de tênis, vestuário e equipamentos esportivos de última geração desfilam por suas prateleiras e displays, reunidos em um mesmo ambiente entretenimento e experimentação de produtos quando o assunto é esporte. Seja ele qual for.
A seguir vamos ver no trabalho tudo sobre a administração e economia dentro da CENTAURO, o sistema de informação da loja, vamos ver também a ética, a política e a sociedade do lugar onde se trabalha e vamos ver o empreendedorismo todo de onde levou tudo a acontecer.
DESENVOLVIMENTO[pic 19]
2.1 ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
O primeiro setor analisado da nossa loja foi o setor-cabeça que é o setor administrativo. Planejar, organizar, determinar regras dentro da instituição, são alguns dos milhares de funções desse setor. O funcionamento administrativo da loja funciona sob o comando de um Diretor Geral que organiza toda a empresa e a divide em vários outros segmentos que possuem regras estabelecidas por ele. Uma vez que o planejamento é falho, a empresa desanda, pois o bom funcionamento da empresa depende de uma boa gestão.
A instituição possui diversas regras que vão desde o uniforme que tem que ser padrão a burocracias relacionadas a atendimento aos clientes que tem que ser o de melhor qualidade. Para que tudo ocorra bem e a empresa seja referência no mercado de materiais esportivos, o atendimento ao cliente tem que ser diferenciado, outro ponto que também é planejado pelo setor administrativo uma vez que são oferecidos treinamentos mensais de qualificação de atendimentos aos colaboradores.
O setor comercial que é a fonte de negócios da empresa é dividido em consultores comerciais e gestores comercias, outra regra que também foi estabelecida pelo Diretor: Todo e qualquer problema que venha a aparecer no salão da loja, tem que ser resolvido pelos gestores e tudo que for relacionado a vendas dos produtos que são realizadas é de responsabilidade dos consultores que tem uma meta mensal de vendas em valores. Controle de metas, controle de vendas, supervisão de uniformes e atendimentos também são feitos pelos gestores comercias e todos esses pontos são passados ao setor administrativo diariamente através de um planejamento de controle e riscos. Nosso objetivo é oferecer materiais esportivos, com qualidade, conforto e durabilidade, proporcionando materiais de nível profissional do desporto. Para que esse objetivo seja alcançado contamos também com uma fábrica que é organizada por um Gestor de estoque e fábrica escolhido pelo Diretor Geral, o mesmo tem por obrigação controlar a fábrica que produz grande parte do material que é vendido na loja.
Existe uma meta estipulada pelo gestor geral ao gestor da fábrica e estoque e diariamente é entregue um relatório com o controle da distribuição dos materiais, rota, tempo de elaboração dos materiais que não pode ser grande, devido à grande demanda que a loja possui,contagens de peças, observando os cuidados com o armazenamento, reposições de material, que devem acontecer em tempo hábil, de modo a não prejudicar a equipe e controle do abastecimento e fornecimento dos poucos materiais que não fabricamos.
Além dos setores comercias, de fábrica e estoque, existem outros setores, que são: financeiro, recursos humanos, TI e marketing. Esses outros setores, são internos, mas também são controlados pelo Diretor. Para esses outros setores também foram estipuladas metas, não comerciais, metas com o intuito de manter o controle dos funcionários. O setor de recursos humanos tem a obrigação de selecionar novos colaboradores o que deve ser feito com muito cuidado a fim de tornar uma equipe qualificada para um atendimento eficiente ao público entre outras funções existentes na empresa, dividir as funções, ter controle de número de colaboradores do quadro e distribuição de benefícios. Existe uma planilha que é entregue sempre no final do mês ao Diretor e a planilha tem que estar de acordo com as exigências impostas por ele, sempre respeitando o número limite de funcionários no quadro, verificando se os benefícios estão em dia para não gerar nenhum tipo de desmotivação nos funcionários, evitar a rotatividade entre outros.
...