Elementos articuladores
Por: Paulinha Cardoso • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Na aula 4, Vimos que podemos definir a coerência em 4 tipos. Sabemos que a coerência é uma forma de organizar o texto de uma maneira que não tenha contradições do interlocutor. Também vimos a incoerência de cada uma delas, que ocorre quando essas regras não são respeitadas.
- Coerência semântica: Relações de sentido entre as estruturas.
Exemplo de incoerência semântica: "O dia está ficando velho".
- Coerência Sintática: Coerência relacionada à escolha e ao posicionamento de pronomes, verbos, conectivos, entre outros, na frase.
Exemplo de incoerência sintática: "Fui ao shopping ontem, foi muito bom, não queria ficar pouco tempo, porém saí muito tarde de lá".
- Coerência Estilística: Essa coerência é relacionada ao estilo utilizado da linguagem adequada às possíveis variações do contexto.
Exemplo de incoerência estilística: Senhor, por obséquio, poderia informar-me onde fica o museu? Eu tô perdidinha da silva.
- Coerência Pragmática: É a coerência relacionada à fala.
Exemplo de incoerência Pragmática:
- Maria, quer ir ao banco comigo?
- Nossa, que fome.
Aula 5 - Vimos que a produção do texto está baseada em três fatores: o propósito da mensagem, a organização das informações e o público leitor. Um texto deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
Vimos 5 tipos textuais:
- Narração: Se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Normalmente, os verbos utilizados estão no tempo passado.
- Argumentação: O emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. O texto argumentativo defende uma ideia específica.
- Descrição: Faz-se um retrato por escrito da pessoa, lugar, objeto, etc. As suas características e podem ser objetivas ou subjetivas. Classe de palavras mais utilizada é o adjetivo.
- Exposição: Também chamado de texto informativo, apresenta uma ideia, uma reflexão, um conhecimento, uma explicação sobre um objeto (pessoa, fato, circunstância).
- Injunção: Caracterizado por determinar, indicar, orientar como se realiza uma ação.
...