Escola da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor
Por: Fabrício Iencarelli • 31/8/2021 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
Etec de Carapicuíba – Centro Paula Souza
Fabrício Martins Iencarelli
Escola da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor
São Paulo
2021
Frederick Winslow Taylor é o Pai do modelo da administração, suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades, propondo uma divisão do trabalho e funções de acordo com aptidões dos colaboradores e pagos de acordo com sua produção. As observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade. Portanto, era essencial aperfeiçoar o trabalho visando as aptidões de cada trabalhador. Esse aperfeiçoamento da função seria associado à segmentação, ou seja, cada operário realizaria apenas uma atividade e evitaria a lentidão da produção, o que, consequentemente, traria melhor custo-benefício. Buscando uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos.
Para melhor desenvolvimento ele inseriu quatro princípios fundamentais da administração científica:
Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado.
Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
E Seu trabalho foi dividido em dois períodos:
1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.
2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.
A administração de Taylor, sofreu muitas críticas principalmente por dar pouca atenção ao elemento humano, concebendo a organização como uma máquina.
Bibliografia
- https://blog.softensistemas.com.br/administracao-cientifica/
- https://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/
- https://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/taylorismo.htm
...