TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas da Administração

Tese: Escolas da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 01

1° A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.2É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A Administração é freqüentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Há autores que considera a administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia e Sociologia.

2° Escolas da Administração

• Escola Clássica

Naquela época, ao mesmo tempo em que Taylor desenvolvia os primeiros estudos sobre a teoria da administração, Fayol elaborava a teoria Clássica na França. No entanto, no começo do século X a escassa tecnologia aliada a um grande atraso impediu que suas ideias fossem difundidas nas Américas. No entanto, Fayol propôs princípios básicos de administração semelhantes aos de Taylor, onde podemos observar que há muita semelhança nas duas escolas.

Fayol relacionou 14 princípios de acordo com seus pensamentos. São estes: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de corpo.

Tais princípios defendiam a especialização dos funcionários a fim de aumentar a produtividade. Quanto aos funcionários, Fayol prega que deve haver disciplina, afinal, sem ela a organização vira um caos.

• Escola Neoclássica

• Escola Comportamental

• Pensamento Siatêmico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com