Estrategia
Por: Saulosn • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 771 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
Estratégia em serviços:
Podemos destacar diversos objetivos isoladamente ou em conjunto, isso vai depender do que precisa ser alcançado.
As conveniências dependem da vontade do responsável pela decisão de fazer ou não, conforme seu conhecimento e as informações que lhe foi concebido . As possibilidades dependem muito de recursos.
Entre os principais objetivos iremos destacar alguns:
Criar novos serviços
Melhorar a qualidade do serviço sem gerar custos
Reduzir custos de serviços existentes sem perder a qualidade
Minimizar as dificuldades nos serviços prestados.
Para alcançarmos esses objetivos temos que levar em conta as diferentes áreas de decisão estratégica e suas características.
Áreas de decisão:
sabemos que algumas áreas podem identificar e dizer a respeito do público alvo, a localização, a necessidade, a tecnologia e vai até o ponto de localização de prestação do serviço. Ou seja para criarmos novas estratégias temos que ter objetivos previamente determinados e considerar cada aspecto pertinente à essas áreas citadas.
Ao elaborar uma estratégia , temos que ter sempre em mente três fatores que são importantes: Gastos envolvidos, concorrência e o que o cliente deseja.Sem eles podemos cometer graves erros na tomada de decisão.
Primeiro, a empresa ou o profissional envolvido deve necessariamente considerar a opinião dos clientes, procurando conhecê-lo por meio de pesquisas e não suposições.
O segundo caso são os gastos, que devem sempre ser acompanhados com uma preocupação maior dos responsáveis pelo projeto e pela operação do sistema de serviços. Tais gastos referem-se a:
- Pesquisa de mercado e suas oscilações
- Gastos administrativos relacionados à prestação de serviços
- Prevenção e correção de falhas
- Conceito do serviço a ser oferecido
O terceiro caso é a concorrência. É necessário elaborar uma ação de competitividade buscando não só informações importantes sobre os concorrentes e sua estratégias, mas também localizar:
- Concorrentes - quem são, como estão no mercado e seu poder econômico e qual ameaça ele pode apresentar
- os objetivos que eles traçam como meta por exemplo: tecnologia avançada, receita, reconhecimento da marca no mercado,market share
- o grau da influencia das estratégias dos concorrentes sobre as estratégias a serem colocadas em pratica o já em uso pela empresa
Estratégias:
Os concorrentes podem ou não estar em uma situação econômica favorável, uma boa estratégia de marketing interno, colaboradores motivados e competentes, tecnologia avançada. Podemos considerar que disputa entre concorrentes é fundamental para seu crescimento e sobrevivência ou somente um novo animo que não merece atenção pois gera desgaste desnecessário.
É fundamental saber a saúde da empresa antes de iniciar qualquer disputa. Esta bem no mercado? tanto de um segmento como de serviço? Está sempre atrás do líder? Essas perguntas temos que fazer a nós mesmos para nos conhecermos bem e saber quais os pontos fortes e fracos de nossa empresa, é necessário saber as características dos concorrentes, saber quais estratégias deveremos utilizar e saber os recursos disponíveis para enfrentá-los.
Ao elaborar um novo produto ou serviço, os competidores tentam criar novas idéias somente para o aumento do mercado. Nesse caso o que somente importa é a prospecção de novos clientes, criar novos serviços para atender novas demandas, temos como exemplo as empresas de telefone móvel no Brasil nos primeiros anos de sua implantação. Quando interrompemos o crescimento, estabilidade e a demanda , damos inicio a disputas por fatias de mercado e aumento de rentabilidade é ai que entramos com as estratégias que iremos nos basear em Kotler (2000).
...