Estrategia
Por: Saulosn • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 465 Visualizações
Princípios e fundamentos de estratégias bem-sucedidas
Peter Drucker (1972:17) mostra de forma incisiva a importância dos clientes/consumidores para a sobrevivência da empresa:
"Tanto os resultados como os recursos existem sempre localizados fora da empresa. Não existem fontes de lucro dentro da empresa, existem apenas fontes de custos. Os resultados dependem menos de qualquer pessoa dentro da empresa e de qualquer fator dentro do controle da empresa do que de um elemento externo que decide se os esforços da empresa se transformarão em esforço inútil e perdido"
(Peter Drucker ,1972)
Para termos sucesso, as estratégias precisam seguir pontos básicos:
- Praticar estratégias sempre voltadas para as necessidades e desejos dos clientes/consumidores e não para o produto, produção vendas e finanças.
- Alinhar estratégias que tragam vantagens competitivas do produto/serviço no mercado, quando comparado com os concorrentes; com limitação de recursos fica impossível adquirir vantagens competitivas em todos os quesitos do produto. Portanto escolher o certo e focar as estratégias sobre os fatores perceptíveis e valorizados pelos clientes/consumidores que as pesquisas apontam.
- Definir estratégias visando o lucro crescente de receitas lucrativas.
Segundo Poter (1980: Cap. 2) estratégias competitivas genéricas foram caracterizadas em três tipos: Lideranças em custos, diferenciação e focalização. Na estratégia liderança em custos, a empresa tem foco apenas na redução máxima de todos seus custos, claramente os de produção e distribuição, objetivando à vantagem competitiva para oferecer preços mais baixos que seus concorrentes.Na estratégia de diferenciação, a empresa coloca seus esforços em conseguir melhor desempenho em fatores de oferta valorizados pelos clientes. A estratégia de focalização tem como objetivo fazer de que a empresa concentre seus esforços em atender da melhor forma possível a um ou alguns segmentos do mercado.
A estratégia competitiva mais adequada será definida em função da envolvência do setor empresarial e da posição competitiva relativa da empresa no setor.
Segundo D´Aveni (1995: Parte I ) diante do crescimento da concorrência, em mercados que ele chama de hipercompetitivos, vem ficando cada vez mais difícil manter vantagens competitivas estáticas que podem ser rapidamente neutralizadas pelos concorrentes, ou seja, antes que a concorrência consiga neutralizar uma vantagem competitiva, a empresa já tem que ter outra estratégia engatilhada, mantendo dessa forma, dinamicamente competitiva.
"Há muitas definições para o termo estratégia, mas, em geral, envolve a seleção conjunta de mercados e produtos em que a empresa concorrerá ou concorrerá e as políticas mais importantes que definem ou que definirão suas ações" (Rumel, apud Lewis, 2001)
Estratégia em serviços:
Podemos destacar diversos objetivos isoladamente ou em conjunto, isso vai depender do que precisa ser alcançado.
As conveniências dependem da vontade do responsável pela decisão de fazer ou não, conforme seu conhecimento e as informações que lhe foi concebido . As possibilidades dependem muito de recursos.
Entre os principais objetivos iremos destacar alguns:
Criar novos serviços
Melhorar a qualidade do serviço sem gerar custos
Reduzir custos de serviços existentes sem perder a qualidade
Minimizar as dificuldades nos serviços prestados.
Para alcançarmos esses objetivos temos que levar em conta as diferentes áreas de decisão estratégica e suas características.
Áreas de decisão:
Segundo Phillip Kotler, sabemos que algumas áreas podem identificar e dizer a respeito do público alvo, a localização, a necessidade, a tecnologia e vai até o ponto de localização de prestação do serviço. Ou seja para criarmos novas estratégias temos que ter objetivos previamente determinados e considerar cada aspecto pertinente à essas áreas citadas.
Ao elaborar uma estratégia , temos que ter sempre em mente três fatores que são importantes: Gastos envolvidos, concorrência e o que o cliente deseja.Sem eles podemos cometer graves erros na tomada de decisão.
Primeiro, a empresa ou o profissional envolvido deve necessariamente considerar a opinião dos clientes, procurando conhecê-lo por meio de pesquisas e não suposições.
O segundo caso são os gastos, que devem sempre ser acompanhados com uma preocupação maior dos responsáveis pelo projeto e pela operação do sistema de serviços. Tais gastos referem-se a:
- Pesquisa de mercado e suas oscilações
- Gastos administrativos relacionados à prestação de serviços
- Prevenção e correção de falhas
- Conceito do serviço a ser oferecido
O terceiro caso é a concorrência. É necessário elaborar uma ação de competitividade buscando não só informações importantes sobre os concorrentes e sua estratégias, mas também localizar:
- Concorrentes - quem são, como estão no mercado e seu poder econômico e qual ameaça ele pode apresentar
- os objetivos que eles traçam como meta por exemplo: tecnologia avançada, receita, reconhecimento da marca no mercado,market share
- o grau da influencia das estratégias dos concorrentes sobre as estratégias a serem colocadas em pratica o já em uso pela empresa
Estratégias:
Os concorrentes podem ou não estar em uma situação econômica favorável, uma boa estratégia de marketing interno, colaboradores motivados e competentes, tecnologia avançada. Podemos considerar que disputa entre concorrentes é fundamental para seu crescimento e sobrevivência ou somente um novo animo que não merece atenção pois gera desgaste desnecessário.
...