Estrategio em micro empresas lara e lara
Por: Mitsuyochi • 30/4/2018 • Monografia • 9.203 Palavras (37 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
CSA/ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DAD/ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PARTICULARIDADES DA ESTRATÉGIA DE UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Lara e Lara LTDA
ACADÊMICO: Rogerio Peres Lara
RA: 69209
PROFESSOR ORIENTADOR: Me. João Otávio Montanha Endrici
MARINGÁ, NOVEMBRO DE 2017
PARTICULARIDADES DA ESTRATÉGIA DE UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso na empresa Lara e Lara Ltda.
ACADÊMICO: Rogerio Peres Lara
PROFESSOR ORIENTADOR: Me. João Otávio Montanha Endrici
RESUMO
O objetivo deste trabalho é entender o planejamento estratégico da microempresa familiar Lara e Lara Ltda. e suas particularidades, buscando identificar os aspectos que envolvem a estratégia da empresa, desde sua formulação até a implementação. As microempresas familiares são de extrema importância e representatividade para economia brasileira, responsáveis por 54% dos empregos formais no país. Devido a essa importância, se faz necessário o estudo destas empresas, visto que por muitas vezes estas empresas possuem particularidades que diferem daquilo que é observado nas teorias existentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso, sendo pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e de recorte transversal no ano de 2017. Para a coleta de dados, fora utilizado dados primários, obtidos por meio de entrevista não estruturada, realizada com os administradores da empresa e observação não participante realizada ao longo da elaboração do trabalho, buscando descrever o planejamento estratégico, identificar os aspectos da formulação das estratégias e analisar a escolha estratégica da empresa objeto de estudo. Por meio dos resultados apresentados, verificou-se a predominância da informalidade existente na empresa, principalmente no que tange o planejamento estratégico e seus resultados, não possuindo registro ou controle de metas, objetivos e resultados específicos. Verificou-se também que são feitas pouca ou nenhuma pesquisa e análise para embasar as estratégias, sendo estas baseadas principalmente nas experiências e conhecimento dos administradores.
Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Microempresa. Empresa familiar. Formulação de estratégias.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as micro e pequenas empresas (MPEs) são foco de atenção por diversos setores do mercado, graças a sua capacidade de criação de emprego e renda. Hoje elas correspondem a 98,5% do total de empresas existentes e são responsáveis por 54% dos empregos formais do país (SEBRAE, 2017).
Vale lembrar também que as MPEs possuem uma participação de 27% do PIB nacional e representam 44% dos empregos formais em serviços e 70% dos empregos formais no comércio. Tais números evidenciam a importância dessas empresas para o Brasil. No que diz respeito à geração de empregos, elas corresponderam em maio de 2017 a 91% de todas as vagas criadas no país, ou seja, 31.257 novos postos de trabalho, representando 15 vezes mais empregos do que as médias e grandes empresas (MGEs), que foram responsáveis pela criação de 2.041 vagas de trabalho (SEBRAE, 2017).
Devido à grande variabilidade conceitual sobre empresas familiares, não há um consenso sobre a representatividade desse tipo de empresa entre as MPEs, porém, a nível nacional as empresas familiares representam cerca de 80% das empresas brasileiras (OLIVEIRA, 2005). Consequentemente, as empresas familiares correspondem a 66% dos empregos do setor privado do Brasil. Nota-se a importância dessas empresas para o país, possuindo uma participação econômica de extrema relevância.
Entretanto, a taxa de mortalidade das MPEs é elevada. Aproximadamente 23,4% dessas empresas não sobrevivem um período de 2 anos e 55% não sobrevivem até o quinto ano de existência (SEBRAE, 2016). Diversos fatores são relacionados a esse índice de fracasso, porém, segundo estudo do Sebrae de 2016 sobre “Sobrevivência das empresas no Brasil”, os principais fatores envolvem o planejamento do negócio, a gestão do negócio e a capacitação dos donos em gestão empresarial. Segundo Oliveira (2005), 80% das principais dificuldades e problemas enfrentados pelas MPEs são de natureza estratégica, evidenciando ainda mais a importância do planejamento estratégico para o sucesso de uma micro e pequena empresa.
Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral entender o planejamento estratégico e suas particularidades na microempresa familiar Lara e Lara LTDA, buscando identificar os aspectos que envolvem a estratégia da organização, desde sua formulação até a implementação. Para alcançar o objetivo geral, são definidos os seguintes objetivos específicos: a) descrever o planejamento estratégico da microempresa familiar objeto de estudo; b) identificar os aspectos da formulação de estratégias da empresa objeto de estudo; c) analisar a escolha e implementação estratégica da empresa objeto de estudo.
A empresa Lara e Lara Ltda foi fundada em 1986 e atua no ramo de peças, acessórios e manutenção de motocicletas. Situada na cidade de Maringá, Paraná, a empresa atende principalmente à cidade que atua, fornecendo peças, acessórios e prestando serviços de manutenção para motocicletas, atendendo pessoa física e jurídica. A empresa conta com o sócio proprietário e seu filho como gestores, sendo de ambos a responsabilidade pelo planejamento estratégico da empresa. A organização também conta com 6 funcionários que desempenham as funções administrativas e de serviços.
A gestão da Lara e Lara está relacionada às características das micro e pequenas empresas, pessoalidade, informalidade e administração não profissional. Sua gestão é realizada de maneira intuitiva, não sendo estabelecidos metas, objetivos e visão de longo prazo (IBGE, 2003).
Portanto, serão observadas as particularidades das estratégias da empresa objeto de estudo, identificando, comparando e alinhando os pontos identificados na literatura existente sobre este tipo de organização.
...