Estratégia de melhoria da empresa em relação ao constante adaptação às condições do mercado
Pesquisas Acadêmicas: Estratégia de melhoria da empresa em relação ao constante adaptação às condições do mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judimacedo • 30/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 406 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................. 03
DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 04
2.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ..................................................... 04
2.2 GESTÃO DO CONHECIMENTO ............................................................... 04
2.3 CAPITAL INTELECTUAL ...........................................................................
04
2.4 EMPRESA .................................................................................................. 04
2.5 ADMINISTRADOR .................................................................................... 04
2.6 AMBIENTE ................................................................................................ 05
2.7 TECNOLOGIA ............................................................................................
05
2.8 ESTRATÉGIA ............................................................................................. 05
2.9 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO ........................................... 06
2.10 QUADRO COMPARATIVO ......................................................................
07
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 09
BIBLIOGRAFIA .............................................................................................
10
INTRODUÇÃO
As “Ênfases nas competências e na competitividade” propõem um constante desenvolvimento e crescimento na capacitação profissional com a junção de conhecimentos formais (cursos, treinamentos) e informais (líderes, colegas, aprendizado com os erros, troca e acumulo de experiências) melhorando a estratégia das empresas em relação à adaptação constante às condições de mercado visando também o comportamento e efeitos no ambiente.
DESENVOLVIMENTO
2.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
É uma junção de conhecimentos formais (cursos, treinamentos e etc.) e informais (líderes, colegas, aprendizado com os erros, troca e acumulo de experiências) que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerente com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados. A noção de que as organizações são (ou devem ser) sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores.
2.2 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Segundo Chiavenato e Sapiro é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar, destilar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão do colaborador em uma área específica de interesse.
2.3 CAPITAL INTELECTUAL
As pessoas que hoje são vistas de maneira diferente. Elas não são mais somente trabalhadoras! Passaram a ser colaboradores. Hoje cada vez mais as organizações precisam de cabeças pensantes que é chamado capital intelectual. E isso está escasso.
2.4 EMPRESA
É uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas, ou de mercados, e obter lucro. Para obter lucro e atender o compromisso com sua prosperidade, o empregador precisa adquirir recursos, estruturas um sistema de operações e assumir um compromisso de satisfação do cliente e outras partes interessadas.
2.5 ADMINISTRADOR
Responsável pelo planejamento de toda a estratégia e gerenciamento de uma organização. Sua atuação é de grande abrangência nas diferentes áreas da organização. O administrador precisa tomar decisões. Decisões essas que são chamadas de processo ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Tem a responsabilidade de conduzir pessoas, processos e recursos com a obrigação de transformar os recursos disponíveis em produtos e serviços de forma eficaz e com eficiência.
2.6 AMBIENTE
Segundo Heimstra (1978, p.3), o ambiente físico compreende tudo o que nos rodeia, e ainda, divide o ambiente físico em dois tipos: o construído ou modificado pelo homem e o natural. Existe um grande interesse em relação ao relacionamento existente entre um comportamento do homem e as características do ambiente físico, tais como: os espaços das construções nos quais ocorrem o comportamento, o projeto de instituições e a maneira como as características de um projeto podem afetar o comportamento e os efeitos da vida urbana sobre os mesmos.
2.7 TECNOLOGIA
A tecnologia é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. No contexto atual da economia globalizada, uma empresa que não desenvolve suas próprias tecnologias de produto e de processo não é competitiva.
As organizações ( e todos os tipos de grupos sociais) transformam o conhecimento e a experiência em recursos, produtos e serviços, desde a fabricação de pães até a exploração do código genético humano.
...