Estratégias De Inbound Marketing Para Micro E Pequenas Empresas
Por: Hisan Jarlison • 15/3/2023 • Trabalho acadêmico • 4.562 Palavras (19 Páginas) • 132 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
CENTRO UNIVERSITÁRIO – FAMETRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
MANAUS – AM
2020
DAVID CANAVARRO MESQU ITA
HISAN JARLISON
THIAGO OLIVEIRA DA SILVA
ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
[pic 1]
MANAUS – AM
2020
LISTA DE QUADROS
LISTA DE GRÁFICOS
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
Falta desenvolver mais o assunto abaixo
1.1 TEMA
Estratégias de Inbound Marketing para micro e pequenas empresas
1.2 PROBLEMÁTICA
Como as estratégias do Inbound Marketing pode ajudar a atrair e converter clientes usando conteúdo relevantes para as micro e pequenas empresas?
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo Geral
Compreender a importância do uso das estratégias de Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes para as micro e pequenas empresas.
1.3.2 Objetivos Específicos
- Analisar as estratégias de Inbound Marketing;
- Propor metodologia e aplicação do Inbound Marketing para as micro e pequenas empresas;
- Compreender como utilizar as ferramentas de Inbound Marketing de forma eficaz.
1.4 JUSTIFICATIVA
O tema Inbound Marketing ou marketing de atração é ainda muito vago relativamente novo no âmbito administrativo e venho por meio deste artigo esclarecer o porquê a importância dessas estratégias de Inbound marketing ainda pouco conhecida, ser escolhida como objeto de estudo. Explicando sua importância para medias e pequenas empresas. A importância de um plano de marketing bem estruturado que interage com os leads ou possíveis clientes.
Em pequenas e medias empresas, é muito comum ver donos de pequenas empresas acharem que o Inbound Marketing não é para eles. O orçamento menor para divulgação, a falta de tempo para executar ações de marketing e possíveis resultados ruins no passado entram na equação. Felizmente, não é o caso. Justamente por conta do ótimo custo-benefício e da possibilidade de escalar aos poucos e acompanhar o desempenho da estratégia, o Inbound Marketing é ideal para negócios menores, e de todos os segmentos
Em tempos de grandes avanços tecnológicos quem tem um e-commerce sabe o quanto é importante fazer otimizações constantes, seja nos produtos ou processos internos. Mas a estratégia de marketing fica, muitas vezes, reduzida a investir em anúncios. O consumidor moderno quer informações antes de comprar, e o Inbound Marketing proporciona isso. Criar um blog e manter presença forte nas redes sociais vai impulsionar muito o poder de influência e, por sua vez, as vendas e um e-commerce.
Diante das grandes quantidades de compras feitas pela internet, percebe-se a grande importância para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing para que elas possam continuar se manter atuante frente ao mercado competitivo e globalizado, e com isso o Inbound Marketing tem como intuito fazer essa ligação entre a empresa e o cliente usando seus processos que são ATRAIR, CONVERTER, VENDER e ENCANTAR. Onde atrair é a regra número 1 das conversões online. Por isso, a primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante. Converter e o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda. Vender e depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda. Encantar e a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio. Trazendo como benefícios o alcance ao público certo, estabelecendo relacionamentos mais próximos com os seus clientes, aumentando o poder de persuasão, encurtar o ciclo das vendas, diminuição de custos, aumento do ticket médio, mensuração de resultados em tempo real.
Desse modo, podemos perceber o quão é importe o processo de Inbound Marketing e suas estratégias para as micro e pequenas empresas, e o quão é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 MARKETING
O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing é atender as necessidades de maneira lucrativa. Segundo Kotler (2000), dentre todas as inúmeras definições existentes para marketing, podemos estabelecer distinções entre definições sociais e gerenciais. Uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade.
Um profissional de marketing disse certa vez que o papel do marketing é “proporcionar um padrão de vida superior”. Uma definição social que serve a nosso propósito é: Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 1998).
Segundo Cobra (1997), o papel social do marketing é, sem dúvida, satisfazer às necessidades do consumidor. Mas o que se vê na realidade brasileira é que o marketing, muitas vezes é acionado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou serviços inócuos ou que não atendem nenhuma necessidade.
O marketing pode ser compreendido como algo que não cria hábitos de consumo, mas estimula a compra de produtos ou serviços que satisfaçam alguma necessidade latente. É uma analogia com a teoria da motivação; as pessoas não são motivadas.
O marketing ao longo das décadas apresentou diferentes contextualizações, que foram aplicadas nas organizações. Diante disso, Kotler (2003, p. 3) define marketing como sendo “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor para os outros”. No entanto, para GRONROSS APUD CRESCITELLI (2003, p. 33)
...