Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Por: Bhiia • 8/6/2015 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Evolução da Contabilidade
Estima-se que a contabilidade tenha surgido no ano 4.000 a.C., quando os homens começaram a controlar seus bens e os inventariar (semelhante ao nosso modo de separar as contas por origem). Os controles patrimoniais acompanharam o desenvolvimento e crescimento das civilizações e a necessidade da organização. A contabilidade sempre evoluiu e avançou diante das necessidades da sociedade econômica, sendo o principal elo de ligação de informações da empresa com o mundo externo.
O principal objetivo da contabilidade é informar a seus usuários toda modificação no patrimônio das entidades. Atualmente ela possui uma importância ainda maior, visto que vivemos em um mundo globalizado.
Finalidade das Informações Contábeis
A principal finalidade da contabilidade é informar ao público externo o valor do patrimônio das empresas. Além de fornecer os dados necessários aos usuários externos, ela é a base gestão dos recursos internos da empresa.
A contabilidade é um grande controle gerencial da empresa, onde todos os fatos econômicos ocorridos diariamente são registrados na contabilidade. Oferece subsídios e índices para outros setores, informações que ajudam as áreas e na tomada de decisão, além de apresentar o lucro obtido pela empresa mês a mês.
E para os usuários externos, a contabilidade mostra o quanto de crédito pode ser ofertado à companhia ou qual seria o seu valor patrimonial.
Peças Contábeis
As peças contábeis são o produto final da contabilidade, e se dividem em obrigatórias e facultativas. As exigidas pela Legislação Societária são:
– Balanço Patrimonial: tem a finalidade de demonstrar a situação estática do patrimônio, quais são os bens, direitos e obrigações da sociedade em determinada data. Ele deve ser publicado do ano em referência e o exercício anterior.
– Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): demonstra qual o lucro ou prejuízo do exercício publicado e toda sua estrutura de apuração (o caminho que o dinheiro percorre até ser apurado o lucro).
– Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): neste quadro é apresentado de onde vieram os recursos da companhia no exercício e onde foram aplicados.
– Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido: onde são apresentados as modificações do Patrimônio Líquido, incluindo a formação do seu lucro e seu destino.
– Notas Explicativas: uma explicação dos métodos utilizados para contabilização, eventuais mudanças de critérios e o detalhamento de algumas contas. Atualmente também são utilizadas para demonstrar fatores de relevância social para as empresas que não publicam o Balanço Social.
– Relatório da Diretoria: onde a direção da empresa apresenta explicações sobre sua gestão e planejamentos futuros.
Os demonstrativos facultativos são:
– Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC): possui as funções do DOAR, com mais explicações e detalhamentos.
–
...