Estrutura e Processo Organizacional
Por: rachel1986 • 13/4/2015 • Artigo • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
Aluno (a): Rachel da Silva de Almeida
Pólo: Saquarema
1ª Questão: (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda:
- O que é a organização formal em uma empresa?
R: A organização formal, também conhecida como estrutura organizacional propriamente dita, é aquela que estabelece formalmente a hierarquia dos cargos, os canais de comunicação, bem como os comandos e as coordenações necessárias aos trabalhos que deverão ser realizados pelos integrantes de cada cargo. Define ainda os controles, as áreas de decisão (com a definição das respectivas responsabilidades e autoridades).
É a organização oficialmente adotada pela empresa, regulamentada por meio de documentos – manuais, regimento
Fonte de Pesquisa:
Estruturas e Processos Organizacionais – CEDERJ – Aula 1 -Pág.: 12
- Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
R: - os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.;
- os cargos de diretor, gerente, supervisor, funcionário, operário etc.;
- a hierarquia de autoridade, com autoridade e responsabilidades previamente definidas;
- os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente;
- a tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
Fonte de Pesquisa:
Estruturas e Processos Organizacionais – CEDERJ – Aula 1 -Pág.: 12
- O que é a organização informal em uma empresa?
R: A organização informal, diferente da formal, não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa. Ela desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem com o objetivo de atender a suas necessidades. Está presente em todos os níveis nas empresas.
Fonte de Pesquisa:
Estruturas e Processos Organizacionais – CEDERJ – Aula 1 -Pág.: 12 e 13
- Quais são as principais origens da organização informal?
R: Os interesses comuns a certo numero de pessoas que, por meio deles, passam a se sintonizar mais intimamente.
- A interação social dos indivíduos é provocada pela própria organização formal;
- A Flutuação de pessoal dentro da empresa, uma vez que as pessoas podem se deslocar de função, setor etc. Isso acaba por provocar a alteração dos grupos sociais informais;
- Os períodos de lazer permitem uma intensa interação entre as pessoas, possibilitando um estabelecimento e fortalecimento de vínculos sociais entre elas (cafezinho, lanches, almoços, happy-hours, festas e celebrações).
Fonte de Pesquisa:
Estruturas e Processos Organizacionais – CEDERJ – Aula 1 -Pág.: 13
2ª Questão: (1,0 ponto)
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é uma representação gráfica ou desenho conhecido como organograma.
O que é representado em um organograma desenhado pela empresa?
R: É representado no organograma da empresa:
- Os órgãos pertencentes a empresa (diretorias, assessorias, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores etc.)
- As funções que esses órgãos desempenham (produção, marketing, finanças, materiais, recursos humanos etc.)
- A relação superior e subordinado, onde ficam subentendidos os modos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade.
3ª Questão: (2,0 pontos)
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A departamentalização mista é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da departamentalização funcional é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na departamentalização matricial, dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da departamentalização por produtos/serviços é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
e) Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
f) A departamentalização territorial é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A departamentalização por processo consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da departamentalização por clientes é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes.
4ª Questão: (1,5 ponto)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
...