Estruturas Organizacionais
Por: Cristiny_Manfre • 24/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 1.317 Visualizações
CITAÇÃO DIRETA
Desenho Organizacional – Centralização e Descentralização
Desenho Organizacional
Segundo Chiavenato 2004 (pág353)
Dá-se no nome desenho organizacional à determinação da estrutura organizacional mais adequada da ao ambiente, estratégico, tecnológico, pessoas, atividade e tamanho da organização. O desenho organizacional é o processo de escolher e implementar estruturas serviço capazes de organizar e melhor articular os recursos e servi à missão e aos objetivos principais. A estrutura organizacional deve ser desenhada no sentido de busca a adequação de todas essas múltiplas circunstancia que envolve uma organização ou unidade organizacional. O desenho organizacional é tipo um desenho de solução de problemas. O desenho organizacional varia entre dois extremos de um continuun: desenho mecanicista até desenho Burocrática.
Centralização – Descentralização
De acordo com Maximiano (2004, p.220 e 221):
Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa, ou em poucas pessoas, é uma organização centralizada. Uma organização na situação oposta, em que o poder de decisão é distribuído, é descentralizada. [...] Tanto a centralização quanto a descentralização apresentam vantagens e desvantagens. A centralização possui uniformidade e controle. A descentralização estimula a autonomia e possibilita melhor aproveitamento do potencial das pessoas.
Estrutura Organizacional – Funcional
Segundo Chiavenato (2010, p.317):
A departamentalização funcional é o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, conhecimentos e recursos similares. Pode ser denominada de estrutura funcional ou departamentalização pelo uso de recursos organizacionais. [...] Na estrutura funcional as unidades organizacionais – como divisões e departamentos são formados de acordo com a principal função especializada ou técnica. A função desempenhada geralmente constitui um aspecto importante para a organização. [...] A ênfase é colocada na especialidade da unidade, ou seja, nas atribuições funcionais de cada departamento. Trata-se de uma abordagem eminentemente voltada para si mesma. É como se a organização estivesse sempre olhando para seu próprio umbigo sem prestar atenção ao que acontece ao redor.
Estrutura Organizacional – Matricial
Segundo Chiavenato (2010, p. 327, 328 e 329):
A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. É denominada organização em grade ou matriz e envolve cadeias de comandos funcionais e divisionais simultaneamente na mesma parte da organização. A matriz tem duas linhas de autoridade: cada unidade se reporta a dois superiores e cada pessoa tem dois chefes. Um para atender à orientação funcional e outro para atender à orientação divisional. A organização se amolda simultaneamente às suas funções internas e aos produtos e serviços a serem realizados. É uma estrutura mista utilizada quando a organização deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais. [...]
A estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada- vertical e horizontal. A hierarquia funcional de autoridade fica na coluna vertical, enquanto a hierarquia divisional de autoridade fica na coluna horizontal.
Estrutura Organizacional – Redes
De acordo com Chiavenato ( 2010, p.337, 338)
A estrutura em rede (network structure) significa que a organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Em vez de juntar as funções de produção, marketing, finanças e RH em um mesmo teto, esses serviços são proporcionados por organizações separadas que trabalham sob contrato e conectadas eletronicamente ao escritório central. A abordagem de rede representa uma recente modalidade de organizar e articular as unidades organizacionais. Seu organograma se assemelha a um organograma circular ou estrelado: no centro, a unidade central que interliga as demais unidades. A abordagem em rede é revolucionaria, pois se torna difícil saber exatamente onde está a organização nos termos tradicionais. [...]
Estrutura Organizacional – STAFF
Segundo Chiavenato (2001, p.307 e 308):
O tipo de organização linha staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir suas desvantagens. [...] Na organização de linha staff há uma coexistência entre órgãos de linha ( comando e execução) e de assessoria ( apoio, suporte e consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
Estrutura Organizacional – Linear
Segundo Chiavenato (2001, p. 301):
A denominação organização linear deve-se ao fato de que existem linhas diretas, lineares e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados. É uma organização simples e de formato piramidal. Sua base é a hierarquia do poder e da autoridade. Além disso, cada gerente recebe e transmite tudo que se passa na sua área de competência pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas.
CITAÇÃO INDIRETA
Desenho organizacional – Centralização e Descentralização
Sobre Chiavenato 2004 (pág.353) entendemos que o desenho organizacional é base de toda organização, adequando ambiente, condições da empresa, atividades e tamanho da organização. O desenho organizacional é o que organiza e faz melhorias no que diz aos recursos e servi a seus principais objetivos. “Segundo Chiavenato o desenho organizacional é tipo um desenho de solucionar problemas”, ou seja, o desenho organizacional é um mapa que ajudara a organização a traçar seu caminho buscando adequar todas as situações que a envolvam.
De acordo
...