Estruturas organizacionais
Por: Alejustu • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
RESUMO ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS - NP1
- DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO: Qualquer atividade onde duas ou mais pessoas realizam tarefas de maneira controlada e com metas estabelecidas. É a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com um ambiente.
- ORGANIZAÇÃO como uma entidade social: Grupo estruturado de pessoas para alcançar objetivos em comuns.
- ORGANIZAÇÃO como uma das funções administrativas: Processo da administração responsável pela distribuição do trabalho, recursos e autoridade dos membros.
- PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO: É um processo da tomada de decisões, é um processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e recursos para alcançar metas estabelecidas. Os 6 princípios são:
- Especialização do trabalho
Permite ganhos de eficiência
- Cadeia de comando
Trata da distribuição de autoridade e responsabilidade
- Amplitude de controle
Define o número de subordinados ideal sob responsabilidade de cada administrador
- Departamentalização
Agrupa as tarefas
- Grau de centralização
Diz respeito à tarefa de tomada de decisão
- Formalização
Formalização das funções e tarefas da organização
- ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO: dividir as tarefas por individuo, atribuindo-lhes atividades limitadas e diferentes, nas quais se especializarão.
- CADEIA DE COMANDO: Diferenciação vertical dentro da organização. Hierarquia dentro dos níveis. Especifica a autoridade do topo até o ultimo elemento da linha. A autoridade pode ser caracterizada por: ser alocada em posições,não em pessoas; ser aceita pelos subordinados e fluir do topo até a base.
- AMPLITUDE DE CONTROLE: Decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o numero de pessoas subordinados a um administrador.
Vertical e aguda: pequeno numero de subordinados por gestor
Horizontal ou achatado: elevado numero de subordinados por gestor.
- DEPARTAMENTALIZAÇÃO: É o processo de diferenciação horizontal que consiste em agrupar e integrar tarefas, atividades e funcionários em unidades organizacionais para melhor coordenar as atividades. Abaixo segue os tipos:
- FUNCIONAL: Por função. Nesse caso são criadas áreas nas empresas agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. Ex: MARKETING, ADMINISTRAÇÃO..
- POR CLIENTES: Um exemplo são lojas de departamentos, separados por FEMININO, MASCULINO...
- POR PROESSOS: Ex. industria de carros: montagem, colocação de pneus...
- POR PRODUTOS/ SERVIÇOS: É similar ao de clientes, mas ao invés de ser focado nos clientes é focado nos produtos/serviços: EX: Laticinios, açougue.
- MATRICIAL: É a combinação de departamentalização funcional com uma de outro tipo. EX; construtora: Projetos, Marketing, engenharia.
- GEOGRAFICA: Divide a empresa de acordo com os locais em que ela atua. EX: Varejista: região sul, região norte...
- POR PROJETOS: ex agencia de publicidade: campanha para Fiat, Campanha para a vivo...
- A NOVA ORGANIZAÇÃO: As novas organizações são multidisciplinares, tem grande rotatividade de funcionários (turnover). Os funcionários participam das decisões, a mão de obra é diversificada.
- O NOVO FUNCIONÁRIO: Cargos de baixa qualificação são mal pagos, a segurança no emprego é mínima, o funcionário é responsável pela sua própria carreira, é um participante de uma equipe, se torna mais estressado devido a insegurança do
mercado.
- PERSPECTIVAS DA ORGANIZAÇÃO: Teoria Geral de Sistemas (TGS), de Ludwig Von Bertalanfy, que acreditava que análises e intervenções separadas provocavam brancos ou falhas que somente poderiam ser preenchidos considerando-se todos os objetos de estudo como sistemas abertos. Aplicando a TGS ao ambiente organizacional, consideram-se as empresas ou organizações como sistemas abertos. Portanto as empresas sofrem com alterações externas e internas. EX: Demissões.. crise econômica.
Lembrete
- Eficiência é fazer bem e corretamente. Relaciona-se com os meios.
- Eficácia é atingir os objetivos e resultados desejados. Relaciona-se com os fins.
- Excelência é quando se obtêm eficiência e eficácia simultaneamente.
- PROCESSO ADMINISTRATIVO ATUAL: planejamento, organização, direção e controle.
ORGANOGRAMA E NÍVEIS ORGANIZACIONAIS: O organograma é uma representação visual da estrutura organizacional. Mostra as funções, os cargos da organização especificando também como devem se relacionar.
...