Estudo de Caso : CHÁ UNILEVER (A): REVITALIZANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO DA LIPTON
Por: dricagarcia2018 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 1.459 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Adriana Helena Andion Garcia
Trabalho da disciplina: Logística ambiental reversa
Prof.: Suzane Barros
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso : CHÁ UNILEVER (A): REVITALIZANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO DA LIPTON
O trabalho das autoras baseia-se numa pesquisa de desempenho de uma situação de negócio desenvolvido pelo centro de sustentabilidade corporativa da IDM com contribuição da Unilever e Rainforest Alliance para a revitalização da cadeia de suprimentos da empresa Lipton .
A Lipton, era uma das 12 maiores marcas da Unilever, porém tinha uma comunicação limitada sobre o tema sustentabilidade. Seus esforços não estavam sendo visíveis o que era de suma importância para os consumidores, então resolveu pedir apoio a equipe de impressão de marca da empresa e através de discussão extensiva com fornecedores importantes. Gestores então resolveram alimentar a inovação da marca e criar vantagem competitiva, integrando considerações sociais, econômicas e ambientais e ao participar de várias plataformas como a plataforma iniciativa da agricultura sustentável ( SAI) e o conselho de proteção marinha ( MSC) a empresa viu o apoio de terceiros como reposta para o problema de credibilidade, então em 2005 Liejnsen, coordenador de suprimento global de chá da Unilever encontrou uma oportunidade para revitalizar a marca Lipton e se uniu juntamente com sua equipe para realizar um exercício de impressão da marca, que viu na terceirização a solução da credibilidade e procurou então uma empresa certificada para se tornar parceira e dar credibilidade necessária a marca Lipton.
Após seis meses de muitas análises dos impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia de valor, a influência de consumidores, opiniões de fornecedores, ONGs e governos, concluiu-se que havia oportunidades significativas no mercado de chá ao associar a marca Lipton, à sustentabilidade. Como a marca já tinha experiência sólida em aplicar sustentabilidade na produção de chá, suas propriedades do Quênia e da Tanzânia já praticavam os padrões de sustentabilidade, o que deveria fazer era transferir esses mesmos padrões para os fornecedores e pequenos agricultores.
Conversaram então com 3 organizações e após uma análise, o pessoal da Unilever, uma empresa da Fortune Global que opera nas indústrias de bens de grande consumo e dona da marca Lipton, escolheu a Rainforest Alliance Certified, dentre Fairtrade e Utz Certified, que garantia o cumprimento dos padrões da rede de agricultura sustentável e estava com reconhecimento promissor na Europa.
A intenção era converter a marca inteira para chá sustentável certificado na Europa Ocidental em até 3 anos, porém vários questionamentos surgiram, como preço e rapidez na conversão, e sobre criar um nicho de mercado. A discussão com os executivos do topo da Unilever foi difícil pois todos sabiam dos desafios de sustentabilidade da produção e distribuição, promovendo uma transformação estrutural de mercado .
...