Estudo de Caso ong Projetos Uma Organização Sem Fins Lucrativos
Por: Paula Roberta • 7/10/2020 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
IM 388 – Elaboração e Análise de Projetos
Profa. Cynthia Adrielle da Silva Santos
Aluno (a): Paula Roberta – Matrícula: 2015685322
Atividade 2 – Uma Organização sem fins lucrativos
a. Quais foram as necessidades identificadas pela Diretoria?
Como a demanda aumentou, se viu necessário a arrecadação de mais fundos para conseguir suprir as necessidades da ong para que continuasse a distribuição de alimentos para a população carente. Além disso, é necessário um número maior de voluntários, um espaço maior para o estoque e uma nova geladeira.
b. Quem são os prováveis clientes do projeto?
A população carente.
c. Quem são os possíveis stakeholders do projeto?
A comunidade, empresas privadas e governo.
d. Qual o escopo do projeto?
O objetivo do projeto é arrecadação de fundos para suprir as necessidades da organização, já que as demandas estão aumentando. Além disso, há uma necessidade de mais voluntários e espaço para estoque e troca da geladeira. O valor necessário é de aproximadamente US$ 10.000,00 com prazo de mais ou menos dois meses. Como o governo local não pode aumentar os fundos, é necessário que essa arrecadação seja feita de outra forma. Por isso, foi pensado em um projeto de arrecadação de fundos.
e. Qual o prazo para o projeto?
Mais ou menos 2 meses
f. Qual o custo do projeto?
Cerca de US$ 10.000,00
g. Liste que atividades (ações) seu grupo identificou, nesse caso, as quais poderiam ser
tomadas para atender às necessidades identificadas.
Buscar fundos em outros meios, como internet ou parceria com empresas privadas; Ações para redução de gastos; tentar arrecadar mais doações regulares de alimentos; Possível doação de uma nova geladeira e divulgação em busca de novos voluntários.
h. Cite pelo menos 03 (três) outras atividades (ações), não citadas no texto, que poderiam ser tomadas pela Diretoria a fim de atender àquelas necessidades.
Poderiam ser feitas campanhas de doação online, isso faria com que o alcance fosse maior, possibilitando um número grande de doadores que se identificassem com a causa. Desta forma, a ong divulgaria sua meta de arrecadação e disponibilizaria online para que as pessoas pudessem fazer doações de acordo com suas condições; rifas de objetos ou sorteios; venda de objetos personalizados para arrecadação de fundos; divulgação de ações da ong na comunidade e internet para conseguir novos voluntários; divulgação da necessidade de uma nova geladeira para possível doação.
i. Num determinado ponto do texto, Steve questiona a real necessidade de um projeto para
sanar o problema. O que o grupo acha? Este problema tem características típicas de um
projeto? Sim, não, por quê?
O problema não possui características típicas de um projeto, como ser temporário e único ou possui início, meio e fim, já que a ONG trabalha com distribuição de alimentos para a população carente e não possui data para ser finalizado ou limitação de recursos. Concluímos então que, por conta disso, o caso apresentado não é de um projeto.
...