Estudo de caso-Arca de Noé
Por: lari2303queren • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 3.623 Visualizações
De acordo com a leitura da fábula, os principais problemas encontrados durante o projeto foram:
1) Não cumprimento dos prazos
O Criador estabeleceu o prazo de quatro meses a Absalão, para que o barco estivesse totalmente pronto. Devido ao grande tumulto no planejamento do projeto, não haveria possibilidade de entregar o barco no prazo, com isso Absalão pediu uma prorrogação para o Criador e essa prorrogação foi negada. Por fim o projeto não foi entregue conforme o solicitado.
“DO: SENHOR
PARA: ABSALÃO
PRORROGAÇÃO NEGADA.”
2) Não definição de escopo e mudanças de escopo constantes
Absalão como coordenador do projeto não definiu corretamente os prazos, custos, tarefas e entregas. Ele deixou um responsável de sua confiança para cada área, porém não coordenou esse projeto de perto, ele apenas queria que o barco ficasse pronto dentro de quatro meses, porém não deixou claro seu objetivo.
3) Problemas de comunicação
Devido à falha de escopo, houve um grande problema de comunicação, já que os responsáveis por cada área não chegaram a um consenso e até mesmo Absalão como coordenador, por muitas vezes deixou de ouvir a opinião de um de seus colaboradores para dar ouvido aos conselhos seus amigos mais chegados, só porque pareciam ter títulos e maior experiência. Assim como Absalão não entendeu o que o Criador quis dizer quando ele deveria colocar pessoas especializadas no ‘topo’.
“Confio em você, Roboão. Já fez um bom trabalho para mim e tem grande experiência com Pessoal. Realmente, achei Noé muito simplista. Convide quem você achar melhor para realizar o recrutamento e seleção dos homens para a tarefa. Mantenha-me informado!”
“Noé, Noé, ponha um convés no alto do mastro! Vou colocar as pessoas mais pesadas em cima!”
4) Não cumprimento do orçamento
O setor responsável pelas finanças não estimou o quanto seria gasto para realizar o projeto até o final e gastou mais do que deveria com coisas supérfluas. Com isso houve um déficit no caixa, fazendo com que o pessoal fosse reduzido.
“Sr. Presidente, dentro de uma semana vencem nossos empréstimos internacionais com os povoados vizinhos e o Caixa não é suficiente. Nosso projeto economicamente vai bem, mas, financeiramente, estamos à beira de uma crise. Sugiro uma redução do pessoal.”
5) Recursos humanos insuficientes
No começo Roboão, que era responsável pelo pessoal fez uma grande seleção para recrutar os candidatos qualificados para realização do projeto, porém de acordo com ele e os testes que os candidatos eram submetidos, nenhum deles era qualificado o bastante para ocupar a vaga. Com isso, não havia trabalhadores para desempenhar o serviço, pois eram feitas muitas exigências e o salário não correspondia com o que era exigido.
“O Presidente acordou preocupado. A madeira tinha chegado, mas só havia três carpinteiros. Sua charrete tomou caminho mais rápido para o escritório, para fugir ao mau tempo. Nuvens pesadas cobriam o céu. Absalão foi direto ao Telex, mas Cloé só chegava às 10 horas. Correu ao CPD.”
“Sou uma perfuradora, senhor. Há dias não há ninguém. Dizem que pelo Plano de Classificação de Cargos e Salários e pela política de promoções não vai sobrar ninguém.”
6) Riscos não avaliados corretamente
Não houve avaliação de riscos como: problemas ao encontrar madeiras apropriadas, mão de obra suficiente, recursos financeiros e ferramentas adequadas, por exemplo.
7) Mudanças de prioridades constantes ou falta de prioridade
O objetivo era entregar o barco em quatro meses, porém a prioridade do prazo não foi bem estabelecida, na verdade a grande preocupação era se os processos burocráticos estavam sendo bem executados.
“Não se preocupe, Noé. Falarei amanhã com o DB e apressarei a contratação do pessoal. Você sabe, apesar de presidente, não posso mudar as normas da organização, autorizando diretamente seus carpinteiros. Da chefia vem o exemplo do cumprimento das normas. Não se preocupe que o projeto está em mãos profissionais – as melhores! Boa noite.”
8) Problemas com fornecedores
Houve uma grande demora em realizar os pedidos para a construção do barco, devido à falta de comunicação, resultando na demora de entrega das madeiras necessárias.
“Veja só, faltam só 40 dias e a divisão de importação diz que há crise de transporte e a madeira só chegará no prazo médio de 10 dias.”
9) Estimativas incorretas ou sem fundamento
Podemos classificar também como estimativa incorreta e sem fundamento, o fato de Absalão entender errada a maneira que o Criador falou com ele quando pediu que colocasse pessoas de peso no topo.
...