Estudo de caso Brasil Cacau
Por: juliaribeiro • 5/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 456 Palavras (2 Páginas) • 2.446 Visualizações
Qual seria o tipo de mercado/ambiente da Empresa Cacau Brasil? Quais as estratégias que esta poderia utilizar para obter vantagem competitiva?
Bethlem (1999) coloca, a matriz ambiental apresenta quatro tipos de mercado: O mercado por Volume, que caracteriza um mercado com dominância de poucos competidores que atingem uma grande superioridade em uma dimensão qualquer do negócio, o mercado de Impasse, onde a competência e os recursos para atingir níveis competitivos de atuação são facilmente obtidos e nenhuma organização leva vantagem sobre a outra, o mercado Fragmentado, em que as vantagens são provisórias ou restritas a pequenas regiões, ocorrendo uma fragmentação, e o mercado Especializado, onde as oportunidades para o estabelecimento de posições são protegidas, possibilitando o desenvolvimento de uma competência específica pela organização, não causando uma competição intensa.
Considerando que o mercado de chocolates finos têm crescido cada vez mais nos últimos anos e que este é dominado por duas empresas específicas, a Cacau Show e a CRM, podemos fazer a seguinte análise: A Kopenhagen é uma marca de chocolates finos com alto valor agregado e também voltada para clientes com maior poder aquisitivo. Como ela prega, sua intenção não é vender chocolates, e sim presentes, desempenhado o papel de uma marca com produtos de luxo. Entretanto, com a entrada da Cacau Show no mercado de chocolates finos, a Kopenhagen começou a perder mercado, pois aquela tinha uma proposta diferente, não tão luxuosa, com opções de produtos com o preço mais baixo, atraindo e atendendo mais segmentos de mercado. Então, como resposta o grupo CRM, grupo em que está inserida a Kopenhagen, lançou a marca Cacau Brasil, marca que seria uma segunda linha da Kopenhagen com proposta de produtos mais acessíveis atendendo o mesmo mercado que a Cacau Show atende.
A partir da literatura de Bethlem (1999) e a análise sobre as duas marcas, Cacau Show e Cacau Brasil, podemos dizer que o mercado em que ambas se encontram é o mercado por Volume, pois são a liderança no mercado de chocolates finos e a concorrência que enfrentam é de uma em relação à outra.
Em relação à estratégia para obter vantagem competitiva, a CRM tomou a medida de lançar uma marca equivalente à Cacau Show para não perder mercado e a Cacau Show comprou a Brigaderia para buscar a soberania da Kopenhagen. Porém nenhuma das estratégias tomadas trouxe algo inovador que significasse avanço em direção à liderança absoluta. Como as pessoas estão cada vez mais preferindo e comprando chocolates finos, algo em que qualquer uma das duas poderia investir seria em marketing de relacionamento com o cliente. Essa ação teria o intuito de construir pró-ativamente uma relação duradoura com seus clientes, possibilitando conhecê-los melhor, suas necessidades e preferências e então possibilitando a personalização de produtos. ..
Ideias?
...