Estudo de caso - Cooperativa Capricórnio
Por: Karolina Ribeiro • 16/9/2021 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Administração Estratégica II
Estudo de caso – Cooperativa Capricórnio
A Cooperativa Capricórnio é do ramo agropecuário e realiza venda de insumos agrícolas, bem como equipamentos. Com problemas nas vendas e na gestão, a cooperativa decidiu trabalhar com uma consultoria para tentar sanar os problemas que vêm tendo.
Exposto os problemas e identificadas as falhas, a consultoria propôs um plano de ação. O primeiro passo seria definir missão, visão e valores da cooperativa e identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças por meio de análise SWOT.
Realizado o primeiro passo, o seguinte foi a realização dos planejamentos estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico ficou como uma responsabilidade da administração, de dividindo em planejamento de mercado, recursos humanos e organizacional.
Para o planejamento de mercado, deveria ser instituída uma comunicação eficiente entre cooperados e cooperativa e definido um novo plano de vendas e fixação de preços, para que não ultrapassasse a média de mercado e não atrapalhasse as vendas.
O planejamento de recursos humanos teria como objetivo um plano de treinamentos para desenvolver os funcionários, bem como aprimorar suas habilidades principalmente de trabalho em equipe.
O planejamento organizacional teria como objetivo instaurar um ciclo de feedbacks, definir um sistema e gestão integrado para que todos possam te conhecimento das metas, melhorias e objetivos alcançados e elaborar um plano para melhorar a interação e relacionamento de todos dentro da cooperativa.
Seguindo com o planejamento tático, os Conselhos devem definir a melhor forma de gerir as atividades da cooperativa, com objetivo de aumentar as vendas e melhorar o trabalho de todos. Também parte do planejamento tático, está a avaliação de tarefas e atribuição de atividades para identificar erros e acertos, buscando uma melhoria dos aspectos.
O planejamento operacional se baseia nas premissas definidas pelo planejamento estratégico, sendo parte dos objetivos manter as metas sempre bem definidas e informadas aos funcionários, trabalhando em um plano de incentivos, tanto financeiros quanto de reconhecimento. A outra parte desse planejamento é a aplicação de treinamentos seguindo o plano de treinamentos estabelecido pelo RH, com objetivo de aprimorar cada vez mais os funcionários e seus conhecimentos.
...