Estudo de caso IKEA
Por: Samuel Araújo • 15/9/2017 • Artigo • 331 Palavras (2 Páginas) • 1.869 Visualizações
ESTUDO DE CASO
Visite uma loja de móveis. Observe como a loja opera, por exemplo, aonde os clientes vão, como o pessoal interage com eles, o quanto ela é grande, como a loja escolheu usar seu espaço, que variedade de produtos ela oferece, e assim por diante. Fale com o pessoal e os gerentes se você puder.
Pense no que a loja que você visitou é diferente da IKEA. Então considere a pergunta:
“Que implicações têm as diferenças entre a IKEA e a loja que você visitou para seu gerenciamento de operações?”
Loja de Móveis Mag
O dia a dia da Loja Mag é bastante corrido, pois, por se tratar de uma empresa nacionalmente conhecida, há bastantes clientes. Devido a esse grande fluxo, eles utilizam da estratégia do atendimento de uma forma eficaz. A loja é divida por departamentos onde, por exemplo, em um lado fica a seção de aparelhos de som de diferentes modelos e tamanhos; do outro fica a seção de geladeiras; do outro fica a seção de televisores etc. Toda mercadoria tem um prazo de estocagem e ao passar desse prazo, faz-se a liquidação do produto.
Cada seção é divida com vendedores treinados sobre as especificações dos produtos de sua determinada área. Eles interagem com o público de uma forma como se eles pensassem como clientes. Pois há aqueles que preferem ficar olhando o produto sozinho e há aqueles que gostam de atenção. Quando o cliente chega para observar o produto, eles ficam todos aglomerados num local específico. À medida que o cliente os chama, eles se direcionam e atendem a solicitação da forma mais clara e atenciosa possível.
Em relação ao pós venda a empresa Mag utiliza-se da rapidez na entrega. Todos os produtos da loja estão em estoque de forma que não falte, pois no ato da venda, é disponibilizada a mercadoria para a entrega imediata, caso seja solicitado pelo cliente. Assim, a empresa Mag se mantém no mercado, levando em seu slogan a qualidade do seu produto e satisfação na pós venda.
...