Estudo de caso Volkswagen Fabrica de Rezende
Por: esdras antunes • 10/5/2024 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 56 Visualizações
1 - Desde o início da fabricação, a Volkswagen esperava oferecer flexibilidade ideal. O objetivo na época da fabricação era apenas sobreviver no mercado, pois a parceria com a Volkswagen acabaria. No entanto, o objetivo futuro era uma empresa que fornecesse caminhões "personalizados" a seus clientes sem atrasos na montagem ou entrega de pedidos.
2 - • Grau de Integração Vertical;
Podemos concluir que nesta fábrica não há integração vertical porque a empresa funciona como um todo e os fornecedores dependem um do outro para obter resultados positivos, pois todos dividem lucros e prejuízos.
• Administração da capacidade produtiva;
A Volkswagen gerencia a produção para que os fornecedores dependam um do outro, mas trabalhem em conjunto e principalmente com harmonia. A volkswagen possui ferramentas de fornecedores não monogâmicas para manter um padrão em seus produtos, e também foi implementado um controle de qualidade individual para cada setor da montagem.
• Administrar a capacidade de produzir;
A Volkswagen controla a produção para que os fornecedores dependam um do outro, mas trabalhem juntos e principalmente em harmonia. Para manter um padrão em seus produtos, a VW usa ferramentas de fornecedores não monogâmicos e implementou um controle de qualidade individual para cada setor da montagem.
3 - A grande vantagem da VW foi usar parceiros para dividir as responsabilidades da empresa durante um período difícil. No entanto, como existem contratos, ela não tem total autonomia sobre o que faz. As empresas que são parceiras da VW têm alguma estabilidade em seus negócios, mas levam muito tempo para atender aos padrões deste modo de produção, o que significa que eles perderão a oportunidade de vender para outras empresas.
A grande vantagem da VW foi o uso de parceiros para dividir as responsabilidades da empresa durante um período difícil. No entanto, ela não tem total autonomia sobre o que faz devido aos contratos. Embora as empresas que são parceiras da VW tenham um pouco de estabilidade em seus negócios, levam muito tempo para atender aos padrões deste modo de produção, o que significa que eles não terão chances de vender para outras empresas.
4 - Como a organização divide o trabalho entre parceiros e fornecedores, um dos principais requisitos para que essa fábrica funcione bem é a organização. Como cada fornecedor é responsável por sua parte, a VW tem o dever de monitorar a qualidade desses produtos, facilitando as etapas de produção, pois só paga pelo produto final. A Fábrica Resende foi dividida em minifábricas, permitindo que cada seção trabalhasse apenas em sua parte. Isso resultou em um produto final primário que, somado aos produtos das outras seções, resultaria no caminhão finalizado.
...