Estudo de Caso Volkswagen
Por: joseslau • 26/3/2025 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 10 Visualizações
Nomes: Nicolas F., João Victor Milazzo, Nayara F. e João Rafael P.
Trabalho referente ao estudo de caso da Volkswagen.
Questão 01
A fábrica de caminhões da Volkswagen é majoritariamente orgânica, isso se deve pelo modelo de consórcio modular ser baseado em uma abordagem flexível e colaborativa entre os fornecedores. Onde todos trabalham juntos no mesmo local, compartilhando responsabilidades e processos. Com base nisso, essa estrutura tem a capacidade de promover integração, adaptabilidade e comunicação entre os envolvidos, além de também facilitar na capacidade de resposta às mudanças de mercado. E essas características de modelo organizacional estão alinhadas aos princípios de uma organização orgânica. Porém ela em si naturalmente, sua estrutura é mais voltada para a mecanicista, principalmente pelo ramo que é seguido. Com base nisso e as informações anteriores, podemos dizer que ela é híbrida.
Questão 02
O Consórcio Modular, apresenta alguns desafios significativos. Um dos problemas principais é a dificuldade em estabelecer um padrão único de trabalho (padronização), já que diferentes fornecedores podem trazer métodos e processos próprios na maneira de produzir. Além disso, a delegação de responsabilidades para os fornecedores pode ser complexa, especialmente em casos de falhas ou atrasos na produção. Outro ponto que vale ser citado, são os contratos, pois cada fornecedor pode ter condições e acordos diferentes, o que pode acabar gerando conflitos. Por fim, existe grande risco de transferência de vantagem competitiva, já que os fornecedores podem adquirir conhecimento técnico e expertise que poderiam ser utilizados para competir com a própria Volkswagen ou para atender outros casos.
Questão 03
Para resolver os problemas relacionados ao Consórcio Modular, existem algumas estratégias que podem ser adotadas. Por exemplo, estabelecer contratos claros e detalhados que definam as responsabilidades de cada fornecedor, bem como os mecanismos de compartilhamento de custos e perdas. Outro ponto que deve ser abordado, é a padronização de processos, com a criação de um manual de operações que todos os fornecedores devem seguir, garantindo que todos trabalhem com os mesmos padrões de qualidade. Outro fator importante é o controle de qualidade centralizado, onde a Volkswagen mantém a supervisão final sobres os produtos, garantindo que atendam aos padrões exigidos. E por último, a inclusão de cláusulas de confidencialidade nos contratos para proteger a propriedade intelectual da Volkswagen, à fim de evitar que os fornecedores utilizem o conhecimento adquirido para fins concorrências.
Questão 04
Na fábrica em Resende, a Volkswagen tentou apostar no sistema de Consórcio Modular, pra melhorar a produtividade e reduzir os custos. Mas como isso desencadeou vários outros problemas , nas novas fabricas ela adotou um modelo híbrido, misturando produções convencionais com produções modulares. Isso ajudou a resolver uma parte dos problemas, mas sem abandonar as parcerias com os fornecedores, e conseguindo ter um controle mais organizado dos processos da fábrica
A fabrica de Resende anunciou em 2023 uma suspensão temporária nos seus contratos de trabalho de parte do seu efetivo. Em nota oficial a Volkswagen CO. afirmou que: “o atual ambiente de negócios no mercado de caminhões e ônibus, com dificuldades tanto no Brasil quanto em alguns de seus principais destinos de exportação, torna necessário adotar medidas para ajuste dos níveis de produção a uma nova realidade”.
...