Estudo e uso de medidas de posição e dispersão no campo de Administração
Resenha: Estudo e uso de medidas de posição e dispersão no campo de Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thamiiiiii • 31/10/2014 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Estudo e utilização de medidas de posição e dispersão na área de Administração.
Medidas de posição.
A medida de posição é a soma das observações dividida pelo número de observações.
Seus valores tendem a se localizar em um ponto central dentro de um conjunto de dados.
Mais existem alguns casos onde existem ocorrências tem MÉDIA ARITMÉTICA PONDERADA importância relativa diferente. Neste caso, os cálculos da média deve levar em conta esta importância relativa ou peso relativo.
Nos cálculos envolvendo média aritmética simples, todas as ocorrências têm exatamente a mesma importância ou o mesmo peso. As medidas de posição (média, mediana, moda...) descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Em qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média.
Medidas de Posição – Mediana.
Mediana ( ME) : Ocupada a posição central de uma série de observação ordenadas, ou seja é o valor que divide os dados em duas partes iguais.
Medidas de Posição – Moda
Moda (MO) É o valor ( valores) que tem mais freqüência de distribuição. Se todos os valores se repetem a mesma quantidade de vezes, dizemos que não há moda, ou seja , a distribuição é amodal. Se o valor ocorre com mais freqüência, dizemos que a distribuição é unimodal. Se mais de dois valores se repetem a mesma quantidade de vezes e com a mesma freqüência, dizemos que a distribuição é multimodal. Vale a pena lembra que essa é a única medida que dispõe para variáveis qualitativas.
Medidas de Posição – Média.
É a média aritmética simples, a soma das observações dividia pela numero de observações.
Seus valores tendem a se localizar em um ponto central dentro de um conjunto de dados.
É a medida de posição mais utilizada.
...