Etapas do processo administrativo, planos de PCP e controle sobre a produção de empresas
Pesquisas Acadêmicas: Etapas do processo administrativo, planos de PCP e controle sobre a produção de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josias317 • 26/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.441 Palavras (10 Páginas) • 549 Visualizações
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Uma empresa não cresce no mercado se não ou ver planejamento dos seus lideres, através do planejamento e que chega a um objetivo, sendo essas umas das etapas do processo administrativo, PCP planeja e controla a produção das empresas ou outros setores da empresa ligada a ela.
Tendo a responsabilidade de garantir produtos e abastecimento para um certo setor da empresa ou estabelecimento. O artifício de PCP é utilizado em todos os momentos; em fábricas e indústrias em geral, com intuito de achar falhas e defeitos, e as eliminar ou minimizar para obtermos resultados aceitáveis para a empresa.
Segundo Chiavenato (2008), planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a ultima etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficaz, o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar o planejamento e controle é comparar o programado e realizando, é agregar qualidade, flexibilidade e menor custo.
Para Burbridge (1988), o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização controlada e adequada dos recursos, de forma que os produtos a ser produzidos atenda um plano de venda pré determinado.
Para Martins (1993), o principal objetivo do PCP é comandar o processo de produção segundo informações fornecidas de vários setores em ordem de produção e vendas, de forma a satisfazer os consumidores com serviços e produtos e aos donos os acionistas com lucros.
Sendo assim iremos ver melhor a necessidade e intuito de termos um controle e programação para cada planejamento, gerando recursos e metodologias que facilitam o dia a dia da produção. Então o PCP (planejamento e controle de produção) esta relacionado inteiramente com o modo como as empresas planeja e controla os sistema de produção, utilizando o sistema adequado para cada um, para levar para o grande funcionamento o PCP sempre ira utilizar informações a todo estante, e importante entender que todas esses ações quando forem utilizadas iram aucasionar alterações no projeto de produção dando inicio a operação.
FINALIDADE E FUNÇÃO DO PCP
O PCP tem a grande finalidade de aumentar a o processo produtivo da empresa, por isso, está sempre presente em todo o processo produtivo, pois se encontra atuante antes e depois no quadro geral da produção, ainda que mantenha inter-relações com os demais departamentos da organização. Sendo assim, o planejamento e controle da produção possuem uma competência fundamental nas operações de rotina do processo produtivo, uma vez que o PCP elabora seu planejamento, bem como executa o papel e acompanha com intuito de verificar se o plano elaborado está sendo realmente praticado.
Ao desenvolver as suas funções o PCP mantém uma rede de relações com a demais área da empresa e procurando utilizar racionalmente os recursos material, humano, financeiro, etc.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP
Administração nos ensina a entender os princípios fundamentais e não em leis, a administração pode ser tratada como uma ciência lidando com fenômenos sociais
Os princípios que regem o planejamento são:
* Principio da definição do objetivo:
* Principio da flexibilidade do planejamento
Os princípios que regem o controle são:
* Principio do objetivo
* Principio de definição dos padrões
* Principio da ação
SISTEMA DO PCP
O PCP esta relacionado intimamente com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção.
Podemos encontrar três tipos de sistema de produção:
* Produção sob encomenda: é o caso da empresa que produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. O PCP somente vai funcionar após o recebimento da encomenda ou do pedido do cliente.
* Produção em lote: é o sistema de produção utilizado por empresa que produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção exige um PCP especifico.
* Produção continua: também chamada de produção em serie ou linha. È o sistema utilizado por empresa que produzem um produto em ritmo acelerado, durante um longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. O PCP em produção continua é feito antecipadamente e pode cobrir maior extensão de tempo e é elaborado para cobrir cada exercício sendo ele mensal ou anual para explorar o maximo as possibilidade dos recursos da empresa, proporcionando condições ideais de eficiência e eficácia.
FASES DO PCP
O PCP apresenta três fases principais:
O projeto de produção, planejamento da produção e controle da produção.
O projeto de produção vem Acer o primeiro das três fases do PCP, chamado de pré-produção e aonde deve se observar tudo por parte de líder responsável do cetor, ele deve observar como esta o setor para o começo da produção,se todas as máquinas e equipamentos estão nas devidas ordens tem que conhecer a capacidade de produção das máquinas. Saber se a quantidade de funcionário disponível em cada setor da empresa, se todos estão devidamente equipados e qualificados para função e a verificação de seus benefícios que são muito importantes, conhecer o volume de estoque e tipos de matérias primas disponível no almoxarifado e outros aspectos que são essenciais a sua verificação e controle
FALTA TERMINAR!!!!!
ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
O planejamento e controle da produção e o segundo passo de execução, ele determina como atingir os objetivos de forma eficiente, e a parte que assegura o desempenho e o controle, e controle basicamente determina quando começara a execução das operações de produção, programar nada mais e do que interagir com os setores envolvidos e isso agregar qualidade, flexibilidade, e melhor custo. Isso tudo com objetivo de coordenar, garantir, distribuir, balancear e aproveitar ao máximo. A busca da competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva
...