Exercicio Custos
Por: Mayra Regina • 16/5/2016 • Abstract • 286 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Desenvolvimento
O artigo Métodos de alocação de custos conjuntos na atividade madeireira (Everaldo Leonel, Alfredo Ernesto e Jorge Eduardo-2008) utiliza como base de estudo a produção de portas de uma empresa de pequeno porte. O processo de produção gera 3 coprodutos ( tábua, ripa e viga) um subproduto (refilo) e uma sucata (serragem).
No período analisado neste estudo de caso, a empresa realizou vendas de todo o refilo gerado, desta forma, atendendo o proposito da pesquisa, a receita de venda foi contabilizada como dedução do custo da produção conjunta.
Alocação pelo método do valor de mercado
O principio deste método esta· no preço de venda, e quanto maior for este preço, maior ser· o custo absorvido pelo produto. Evita que determinado produto apresente margem de contribuição negativa, por outro lado, os custos unitários sofrem as mesmas variáveis do preço de venda e não demonstra os ganhos reais obtidos por determinados produtos.
A distribuição dos custos conjuntos, conforme tabela, dá-se proporcionalmente á receita de cada produto. Assim, primeiramente divide-se o custo total pela receita total e multiplica-se o resultado pela receita de vendas de cada produto. Para obter o custo unitário basta dividir pela quantidade produzida.
[pic 1]
Alocação pelo método dos volumes produzidos
Neste método, a alocação dos custos conjuntos é proporcional ás quantidades vendidas. Divide-se o custo total pela quantidade total, multiplica-se pela quantidade vendida do produto. Para calcular custo unitário divide-se pela quantidade de metros cúbicos vendidos do produto.
Este método pressupõe que o custo de aquisição seja o mesmo para todos os produtos. Apresenta a vantagem de qualquer produto originado de forma conjunta, ter o mesmo custo unitário, por outro lado, tem a desvantagem de produtos mais nobres receberem o mesmo custo de produtos simples e com pouca aceitação pelo mercado.
...