Exercícios práticos controlados pelo ATPS
Por: PbJosé de Sousa • 12/3/2018 • Projeto de pesquisa • 4.191 Palavras (17 Páginas) • 111 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP [pic 1]
Centro de Educação a Distância
Administração
Competências Profissionais
Gilson dos Santos Assis – RA 371228
José de Sousa Araújo – RA 375284
Nayara Sousa Araújo – RA 357244
Patrícia de Sousa Ferreira – RA 368651
Sara Suênia de Oliveira Lima – RA 357292
Fernanda de Araújo – RA 357053
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Prof.: Debora Sales
Grajaú – MA[pic 2]
Abril/2015
[pic 3]
Gilson dos Santos Assis
José de Sousa Araújo
Nayara Sousa Araújo
Patrícia de Sousa Ferreira
Sara Suênia de Oliveira Lima
Fernanda de Araújo
Atividades Práticas Supervisionadas ATPS
Atividades Práticas Supervisionadas – Competências Profissionais, apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação a Distância, como requisito parcial para obtenção de nota na matéria supracitada que faz parte do Curso Acadêmico de Administração de Empresas 7º Semestre.
[pic 4]
Grajaú – MA
Abril/2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE ADMINISTRAÇÃO 4
2.1 O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia 4
2.2 Habilidades e competências necessárias para o administrador moderno 4
3 AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 5
3.1 Tabela das teorias 5
4 A ÉTICA 6
4.1 O significado da palavra ética e o que seria ética organizacional 6
4.2 A diferença de “ética” de “moral” 7
4.3 A ética voltada para qualidade e valorização dos clientes internos e externos 7
4.4 Os pontos essências de um modelo que preserve a ética 8
4.5 Brainstorming 8
4.6 Plano de Ação 9
5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, PONTOS FORTES E FRACOS DAS GERAÇÕES BB, X, Y E Z 10
5.1 Visão geral e profissional das gerações BB, X, e Y 11
5.2 Comparativo entre as gerações BB, X e Y 12
5.3 Gerenciando conflitos 13
6 PLANO DE AÇÃO PARA O APRENDIZADO CONTÍNUO DENTRO DA L.O.C.A.L 14
7 CONCEITOS E IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE 14
8 PLANO DE AÇÃO COM A FERRAMENTA 5W2H 16
9 CONSIREDAÇOES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1 INTRODUÇÃO
A Administração das competências profissionais dentro das organizações, hoje estão cada vez mais complexas, tendo em vista as deferentes formas de ver o mundo por parte das pessoas. A tecnologia de hoje já não é a mesmo de ontem e por ai vai. Vemos que as teorias, como a teoria da Administração cientifica de (Taylor- 1903), a Teoria Clássica de Fayol (1841- 1925), a Teoria Burocrática de Weber (1864 – 1920), ainda servem como base para empresas. No entanto, essas teorias podem não ser mais tão úteis daqui a alguns anos, porque elas podem ficar só como uma teoria que norteou por muito tempo as organizações. Por quê? Porque temos visto mudanças no cenário empresarial, cada vez mais surgem inovações, avanços tecnológicos. Exemplos de mudanças dentro das empresas são as diferentes gerações conhecidas como a geração Baby Boomers os mais velhos que demonstram lealdade e compromisso com a empresa, mas que tem dificuldade quando se deparam com o novo. A Geração X que vem logo após supervalorizam o trabalho e a estabilidade financeira e tem grande potencial empreendedor, não tem tanto medo quanto a geração BB. A geração Y já tem uma visão totalmente deferente, considera o trabalho uma fonte de satisfação e de aprendizado e está sempre buscando algo novo, algo para o presente e não para o amanhã. Apostam que quem estiver mais preparado vai se dar bem, acreditam na meritocracia e não experiência. A geração Z é a geração da tecnologia da informação estão sempre conectados ao mundo através da internet. Essa geração dá extrema importância para a competitividade, o conhecimento.
2. CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Nesta etapa serão mostrados conceitos importantes sobre administração que ficaram na historia e que são ferramentas muito utilizadas por varias instituições ao longo da historia, veremos como cada teoria surgiu em respostas aos problemas que ocorriam nas organizações da época.
2.1 O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia
A palavra “administração” tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algum empreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta. As organizações em geral e as empresas em particular precisam de muito mais que isso.
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.
Nos dias de hoje, a administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial.
Além disso, a Administração caminha cada vez mais para ser uma ciência universal. Ela é necessária não só para os administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico. Cientistas, profissionais liberais, empreendedores, presidentes, governadores, prefeitos, políticos e todo tipo de empreendimento social requerem conceitos da Administração para alcançar objetivos.
...