Experiência de Hawthorne
Por: Gabriel Olbermann • 24/9/2016 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 1.855 Visualizações
Experiência de Hawthorne
Iniciou-se em 1927 pelo Conselho Nacional de Pesquisas, na fábrica da Western Electric Company e teve termino em 1933, situada no bairro de Hawthorne em Chicago. E tinha como principal objetivo pesquisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção.
A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. A fábrica contratou uma equipe de Harvard, composta por Elton Mayo que era médico especializado em psicopatologia e Fritz Roethlisberger, para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições de trabalho. A Western Eletric fabrica equipamentos e componentes telefônicos.
Mayo quando iniciou as suas pesquisas, tinha o objetivo de determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção apresentados. Desta forma, buscava utilizar a iluminação como algo que pudesse alterar o sistema fisiológico dos funcionários, o que acarretaria em alteração em seus rendimentos.
Naquela época, valorizavam o bem-estar dos funcionários, mantendo bons salários e condições de trabalho. Não estavam interessados em aumentar a produtividade, mas sim em conhecer melhor as pessoas que estavam ali trabalhando. A Experiência foi dividida em “fases”, denominadas de Os Estudos da Iluminação, Sala de montagem de relés, O programa de entrevistas e Sala de montagem de terminais.
Concluíram com essa experiência que o nível de produção é determinado pela integração de cada um do grupo e não pela capacidade física dos operários, pois os mesmos apoiam-se totalmente no grupo (agem como parte do grupo). E a Moral, motivação e eficiência do trabalhador são influenciadas pelo conteúdo e pela natureza do trabalho.
...