FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE LEME TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Felipe Vantin • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 696 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE LEME
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
LEME
2015
COMPONENTE 01
COMPONENTE 02
TEMA DO PROJETO
Projeto de pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Administração da Anhanguera Educacional, Campus Leme, como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.
LEME
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do tema
1.2 Delimitação do tema
1.3 Justificativa
Deve-se justificar a pesquisa, enfatizando a relevância científica e social do estudo; exposição das razões do trabalho.
1.4 Objetivos da pesquisa
1.4.1 Objetivo geral
1.4.2 Objetivos específicos
2. REFERENCIAL TEÓRICO
3. MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA
4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
5. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
- Apresentação do tema
O trabalho tem como objetivo analisar as causas, problemas e soluções que podem ser tomadas para evitar ou controlar o estresse no âmbito organizacional.
1.2 Delimitação do tema
Abordaremos as causas mais comuns de estresse, o que ele pode afetar pessoalmente e profissionalmente a pessoa e aos envolvidos, além de citarmos dicas e exercícios para controle e prevenção ao estresse.
1.3 Justificativa
O ser humano passa a maior parte do seu dia em seu trabalho, se deparando com diversas situações problemáticas e complexas durante esta jornada, que acaba gerando um grande esforço psicológico e emocional.
O estresse está diretamente ligado a problemas de saúde e comportamentais, tais como problemas cardíacos, insônia, problemas de memória, entre outras diversas adversidades que contribuem para uma má qualidade de vida.
1.4 Objetivos da pesquisa
Com a pesquisa veremos soluções de combate ao estresse, controlando e prevenindo o trabalhador de sofrer os problemas que o mesmo pode acarretar.
1.4.1 Objetivo geral
Melhorar a qualidade de vida de maneira geral.
1.4.2 Objetivos específicos
Melhorar o controle emocional e psicológico, melhorando a qualidade de vida no ambiente profissional e pessoal. Com foco no estresse que ocorre no ambiente de trabalho, como minimizar ao máximo situações com estresse envolvido e como se sair bem delas.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Deve ser desenvolvido através de uma revisão dos trabalhos que já abordam o tema escolhido e permitir verificar o estado do problema que será tratado.
Além disso, deverá sintetizar o que existe de atual sobre o tema, contendo as mais importantes citações, contudo, é imprescindível que contenha frases ou palavras do autor da pesquisa.
A respeito veja-se as considerações de Carla Yanne:
O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
3. MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA
Deve conter os seguintes itens:
- Tipo de pesquisa;
- Dados a serem obtidos; como serão obtidos?
- Tratamento e análise dos dados;
- Limitações da pesquisa;
Observa-se abaixo, modelo de texto:
Será feita uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias para garimpar informações sobre as circunstâncias em que se configura o trabalho infantil, e também sobre o conteúdo das políticas públicas utilizadas para implementação de programas voltados à erradicação.
Também será feito um levantamento para conseguir os dados estatísticos da cidade de Leme.
O método utilizado será o dedutivo, pois, a partir de análises gerais, principalmente com relação às características do trabalho infantil, pretende-se observar, de forma peculiar, a eficácia do PETI implantado no Brasil.
...