FILOSOFIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Deyvid Braian • 26/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
ROTEIRO DE ESTUDOS
FILOSFIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
- Sobre a questão da violência e barbárie da sociedade atual, desenvolva algumas argumentações a partir da reflexão em sala sobre as causas da violência com o conceito de fragmentação da subjetividade e da identidade dos indivíduos.
Podemos considerar que são muitas as causas que levam ao cenário de violência e barbárie na sociedade atual. A começar pela divisão das classes sociais que cria um verdadeiro abismo entre poucos com muito e muitos com pouco. Outro motivo é a ausência familiar seja pela fragmentação das famílias ou pela ocupação dos pais no mercado de trabalho. Podemos também apontar a influência que o meio social violento exerce sobre o indivíduo, assim contribuindo também com este cenário da cultura de violência, os jogos virtuais trazendo uma realidade inexistente.
- Que relação você estabeleceria entre a fragmentação da identidade dos sujeitos na sociedade contemporânea com aumento no uso de drogas (licitas e ilícitas), aumento nos casos de depressão e suicídio, violência social e fundamentalismo religioso e político.
A sociedade encontra-se em constantes transformações suas tradições estão sendo deformadas, extintas ou reformuladas. Novas identidades são formadas a cada momento. As identidades estão cada vez mais descartadas como troca de roupa. Com isso estão ficando mais vulneráveis a problemas com drogas, depressão, suicídio entre outros. As pessoas pela falta de tempo e a correria do dia a dia estão reféns dos problemas por falta de comunicação e problemas emocionais relacionados ao trabalho, falta de compreensão das pessoas e julgamento da sociedade com o “diferente”. Como exemplo as pessoas tradicionalistas que não aceitam a homossexualidade, o racismo e com isso essas pessoas acabam entrando em depressão e consequentemente cometem suicídios.
- Faça uma análise da situação de miséria e pobreza no Brasil a partir da perspectiva de nossa educação.
No Brasil a miséria e a pobreza são situações sociais que estão em nossa sociedade a muito tempo. E uma das causadoras de tais situações é a precariedade na educação, pois ela é a base de tudo e se a base é mal construída, toda a construção está condenada. A pobreza e miséria não acabarão de um dia para o outro, precisa de um planejamento a longo prazo e o primeiro passo a ser dado e a mudança na educação, pois é através dela que as pessoas podem construir ideias para reverter esse cenário atual em que vivem. Contudo, no sistema atual brasileiro de educação o aluno não é incentivado a estudar e o professor a ensinar, as escolas são precárias, os salários são baixíssimos e o material de ruim qualidade. E como podemos ver no filme a educação em cidades com uma miséria e pobreza elevada, não consegue se desenvolver, pois priorizam os trabalhos do dia a dia, e no possuem tempo para se dedicar aos estudos, e o governo não dá um suporte para eles, por isso tal pobreza persiste a tanto tempo. Portanto, a educação precária favorece a miséria e pobreza que persiste no Brasil.
- A partir do filme: Vida Maria, descreva. Porque não conseguimos nos libertar dos círculos viciosos que ideologicamente mantêm a população dependente das elites?
É uma questão de sobrevivência, diante a situação econômica do país e das pessoas com menos recursos, um dos motivos é a falta de educação não pelo conhecimento em si (das palavras), mas sim a questão da humanização das pessoas.
Os valores que a Maria está inserida, não permite que ela veja além da cerca, que quebre esse círculo vicioso. Ela não tem acesso as ferramentas, falta de informação e também não tem a quem pedir ajuda, pois o próprio governo se omite.
- Faça a distinção entre juízo de realidade e juízo de valor.
Juízo de realidade: é a mera discrição da realidade, é o acontecimento real, sem acréscimo de valor ou de opinião. Ex.: “olha essa bolsa! ”; Juízo de valor: é a avaliação que o indivíduo faz sobre a realidade, é a “imagem” que o acontecimento passa para cada um, de acordo com sua opinião, valor e interpretação. Ex.: “essa bolsa é maravilhosa! ”
...