FUNDAMENTOS NOS PROCESSOS DE CONTROLE CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Tabata Nascimento Rodrigues • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.500 Palavras (10 Páginas) • 392 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS NOS PROCESSOS DE CONTROLE
CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
TABATA RODRIGUES, B3271F-1
Orientador:
Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO
SANTOS / SP
MARÇO, 2016
TABATA RODRIGUES
FUNDAMENTOS NOS PROCESSOS DE CONTROLE
CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Interdisciplinar - cód. 637U, na Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para aprovação no Plano de Estudo do curso de Administração.
Orientador:
Coordenação do curso de ADMINISTRAÇÃO
SANTOS / SP
MARÇO, 2016
ÍNDICE
RESUMO/ ABSTRACT IV
- INTRODUÇÃO 5
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
- Níveis de Controle..................................................................................... 6
- Tipos de Controle...................................................................................... 6
- Processo de controle 8
- Sistemas de Controle................................................................................. 8
- Instrumentos de controle do desempenho organizacional......................... 10
- O fator Humano nos Processos de controle............................................... 10
- CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
RESUMO
Rodrigues, Tabata. (2015). FUNDAMENTOS NOS PROCESSOS DE CONTROLE. Administração Interdisciplinar (Graduação) - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - ICSC – Administração, Universidade Paulista - UNIP, Santos.
Palavras-chave: Controle 1, Aplicação 2, Efeitos 3.
O presente trabalho acadêmico aborda o tema controle nas organizações. O objetivo proposto consistiu em estudar o controle e saber qual é o resultado quando o mesmo é aplicado em uma organização. O trabalho buscará demonstrar a importância da utilização do controle nas empresas para que alcancem seus objetivos.
ABSTRACT
Rodrigues, Tabata. (2015). FUDAMENTOS NOS PROCESSOS DE CONTROLE. Administração Interdisciplinar (Graduation) - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC – Administration, Universidade Paulista - UNIP, Santos.
Key words: Control 1, Application 2, Effect 3.
This scholarly work addresses the theme control in organizations. The proposed objective was to study the control and know what is the result when it is applied in an organization. The study will demonstrate the importance of control of usage in enterprises to achieve their goals.
- Introdução
A complexidade das empresas modernas, a competividade no mercado e a disputa por investidores, fazem com que as empresas tenham necessidade de informações claras e seguras. Para isso, a Administração das empresas deve utilizar controle que garanta informações claras e seguras. Dessa forma podemos adotar o Controle que “é a função da administração que tem duas atribuições essenciais: monitoramento das atividades comparando o desempenho real com o planejado, e a correção de qualquer desvio significativo, caso se conclua que as atividades estão sendo executadas de tal forma que não conduzam ao alcance dos objetivos definidos” (SOBRAL; PECI, 2007)
Sobral e Peci (2008) também definem controle como o esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.
Faria (2002, p. 260) tece comentário sobre controle: “O controle é um instrumento para assegurar a consecução do objetivo e, em consequência, para podermos tomar medidas corretivas quando necessário”.
A disciplina Administração Interdisciplinar trata exatamente desata reflexão da intercomunicação entre áreas da organização especialmente com vistas a coletar informações relevantes para tomar decisões e assegurar que os objetivos organizacionais sejam atingidos por meio do controle. Desta forma, este trabalho objetiva discutir os diversos tipos de controle de gestão, através de uma abordagem contextual e organizacional, com vistas a chamar a atenção de acadêmicos e práticos para as relações existentes entre os mecanismos que afetam as organizações, desenvolvendo-se em um cenário de mudanças bruscas e marcadamente competitivo.
- Fundamentação Teórica
- Níveis De Controle
Para Chiavenato (2003), controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Comenta que o controle se manifesta em todos os níveis da organização, recebendo um nome específico, a depender do nível em que é realizado.
Quadro 1 – Níveis de controle numa organização
Nível | Controle | Características | Exemplos |
Institucional | Estratégico | - Direcionado a longo prazo - preocupação com o futuro - aborda toda a organização - focaliza o ambiente externo - ênfase na eficácia | - Balanço e relatórios financeiros - controle de lucros e perdas - análise de retorno sobre o investimento |
Intermediário | Tático | - Orientados para médio prazo - abordagem por unidades organizacionais / áreas funcionais - focaliza a articulação interna | - controle orçamentário - contabilidade de custos |
Operacional | Operacional | - Direcionado a curto prazo - aborda cada tarefa ou operação - focaliza cada processo - ênfase na eficiência | - controle de estoques - programação just-in-time - controle de qualidade |
Fonte: elaborado pelo autor.
...