TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo - Controle.

Ensaios: Processo Administrativo - Controle.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 5

CONTROLE

O controle é a comparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos.

Consiste em realizar as seguintes atividades:

• Retomar as metas que foram estabelecidas;

• Recolher informações sobre os resultados;

• Comparar as metas com os resultados obtidos;

• Corrigir as distorções ou possíveis falhas.

Portanto, podemos afirmar que a função de controle tem os seguintes aspectos:

1. CONTROLE > MEDIR O DESEMPENHO > COMPARAR COM O PLANEJADO

2. CONTROLE > CORRIGIR O DESEMPENHO > IDENTIFICAR AS FALHAS

A partir do que foi exposto, chegamos à conclusão de que “ O melhor controle é aquele que se aplica desde o início do processo.”

Controle

Processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejamento e corrigir quaisquer desvios significativos. O controle é feito durante todo o processo.

Processo de controle

» Estabelecer padrões de desempenho desejados;

» Medir o desempenho real, através de observação (subjetivo), relatórios etc;

» Comparar os resultados obtidos com o padrão estabelecido, com curvas de variação e níveis toleráveis de desvio;

» Feedback- obtenção de dados de avaliação para posterior melhoria do sistema (correção dos desvios).

Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos.

Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

I- As fontes do controle são: Legitimidade do negócio, leis, éticas e acionistas.

II- Tipos de Controle: Centralizados (quando os níveis mais altos de gerência têm que aprovar todas as decisões não rotineiras) e descentralizados (quando as gerências de níveis médios e baixos podem aprovar decisões não rotineiras).

• Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Para se obter o controle de uma determinada situação, é necessário que exista algum comprometimento em acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados, e tomar medidas corretivas.

p PLANEJAMENTO

O controle está presente, em maior ou menor grau, em quase em todas as formas de ação empresarial, observando, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, de métodos e processos, de máquinas e equipamentos, de matérias-primas, de produtos e serviços.

O objetivo básico do controle é assegurar que os resultados das operações sejam tão conformes quanto possível aos objetivos estabelecidos. Um objetivo secundário do controle é proporcionar informações periódica que possa tornar rápida a revisão dos objetivos.

Estes objetivos são atingidos pela fixação de padrões, pela comparação dos resultados reais e previstos em relação a estes padrões, e pela tomada de ação corretiva.

O controle é um processo regular dentro da empresa que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária. Devido a enorme complexidade e atividades dentro da empresa torna-se difícil abordar um determinado controle uma vez que existem muitos tipos: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de venda, de pessoal, etc.

Isto significa que muitas pessoas se incubem, dentro das empresas de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com as normas e padrões desejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deverá ser tomada.

O controle é algo universal. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.

Portanto a função controle é uma realidade no processo administrativo, pois é um importante meio de comunicação, transmissão de informações através de registros, principalmente as baseadas em dados quantitativos.

Parte VI – Controle da ação empresarial

O processo administrativo é um sistema aberto e cíclico de planejamento,organização, direção e controle. Todas essas funções administrativas estão intimamente ligadas entre si: são interdependentes e interagentes. O todo deve ser sinérgico, isto é, deve ser maior do que a soma de suas partes. Assim,todas as funções administrativas devem se reforçar mutuamente para alavancar resultados de seu conjunto.

A função de controle está relacionada com as outras funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção repercutem nas atividades de controle da ação empresarial. Muitas vezes torna-se necessário modificar o planejamento, a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com